Desejo e necessidade: como lidar com esse dilema?

Precisa organizar melhor o seu orçamento? Colocar as finanças em dia? Aprenda a diferenciar o que é desejo e necessidade para melhorar sua vida financeira.

Publicidade
Anúncios

O dilema do dinheiro e necessidade 

dilemas entre dinheiro e necessidade

Em alguns momentos da nossa vida é essencial descobrir quais são as principais diferenças entre necessidade e desejo. A primeira opção se refere a tudo que precisamos em um determinado momento. 

Já o desejo é dispensável, ou seja, não é tão essencial para uma pessoa. Funciona assim: uma alimentação saudável é fundamental para viver com saúde e evitar futuros problemas. Agora, escolher um restaurante que tem preços altos, os melhores pratos da cidade e um atendimento de primeiro, é só um desejo. 

O dilema do dinheiro e necessidade 

Para administrar as finanças da melhor forma, é importante saber lidar com o dinheiro e a necessidade. Assim, você garante o bom senso e evita compras impulsivas. 

É fundamental deixar claro que nem sempre os desejos são considerados vilões do nosso orçamento. O maior problema é quando os consumidores definem todos os desejos como necessidades. 

Anúncios
Publicidade

Diante desse cenário, é mais complicado ter um controle porque podem aparecer vários tipos de desejos, e os recursos disponíveis são poucos. 

Quem acompanha a novela A Força do Querer, que é exibida pela segunda vez na Rede Globo, conhece a história de Silvana. A mulher do Eurico é rica e, mesmo com tantos recursos financeiros disponíveis, perde todo o dinheiro, o carro e outros bens de consumo por causa do vício pelo jogo. 

Publicidade

O desejo de Silvana de jogar sem parar é bastante prejudicial para a sua saúde mental e financeira, chegando inclusive a ser internada em uma clínica de reabilitação para tratar do vício. 

Por isso, em qualquer situação da nossa vida, é importante ter equilíbrio para cumprir com as nossas necessidades e, sempre que possível, cuidar dos nossos desejos. 

O relacionamento com o dinheiro 

O dinheiro é um recurso utilizado para suprir as suas necessidades e desejos. Pense em suas finanças como se fosse uma empresa. O excesso de gastos, por exemplo, pode prejudicar o seu bolso, aumentando as dívidas e o estresse.

Publicidade

Uma dica interessante é aplicar o autoconhecimento. Você deve descobrir quais são as suas necessidades e desejos. Depois, analise os custos e quais são as recompensas que pode receber futuramente. 

Com os pés no chão, é possível criar uma base financeira para ter uma relação mais saudável com as finanças. Esse tipo de comportamento é denominado “educação financeira”. 

Veja mais sobre dinheiro em: 

Publicidade

Estratégias para lidar com o dinheiro 

Existem algumas dicas que ajudam a lidar melhor com os dilemas entre dinheiro e necessidade. 

1- Estude sobre educação financeira. Quanto mais conhecimento temos sobre dinheiro, melhores são as tomadas de decisões; 

2- Faça escolhas com inteligência. Não deixe que o emocional influencie em suas decisões. Assim, você consegue superar a impulsividade. Aqui, vale um alerta interessante: o radicalismo pode tirar o prazer de consumir. Equilíbrio acima de tudo; 

3- Antes de tomar a sua decisão, é fundamental pensar nas consequências que uma escolha pode trazer para a sua vida. Portanto, pense no futuro com cuidado. Caso contrário, será mais complicado alcançar o sucesso; 

4- Diferencie dinheiro e necessidade. Ambos são importantes para todos. Confundir os dois pode trazer problemas para o seu bolso. 

Alguns aplicativos ajudam a controlar as finanças com mais assertividade: Guia Bolso, Money Manager, Money Wise, Organizze, Orçamento Fácil, Minhas Finanças (Controle Financeiro Pessoal) entre outros. Conheça as características de cada um e escolha aquele que mais combina com o seu perfil. 

Publicidade

Em um primeiro momento, pode ser difícil separar dinheiro e necessidade. Aos poucos, você entenderá como diferenciar cada conceito.


Após descobrir quais são as diferenças entre dinheiro e necessidade, conheça algumas dicas para ganhar dinheiro em casa.