Perigo! Tenha cuidado com as dívidas a longo prazo

Financiamentos e dívidas de longo prazo podem ser boas soluções para você sair do sufoco? Continue a leitura e saiba mais informações para melhorar suas finanças.

Publicidade
Anúncios

Tenha cuidado com as dívidas a longo prazo

dívidas a longo prazo

Se você está enfrentando problemas financeiros neste momento, as dívidas de longo prazo e os financiamentos podem ser ótimas opções para sair do sufoco. Mas será que elas são indicadas para todas as pessoas? 

É isso que vamos discutir no artigo de hoje. Então, deixe o celular de lado, concentre-se na leitura do conteúdo e analise todas as informações com cuidado. Dessa forma, será mais fácil lidar com o dinheiro. 

A importância da autoavaliação 

Inicialmente, você deve analisar a sua necessidade e verificar a capacidade de pagamento. Em outras palavras, isso quer dizer se terá dinheiro disponível para quitar as dívidas de longo prazo. Não adianta nada pegar um empréstimo e não cumprir com o novo compromisso financeiro. 

Se você está com muitas dúvidas, recomendamos não fechar negócio. Porém, existem algumas situações financeiras que devem ser resolvidas de forma imediata e outras que são classificadas como um investimento, mesmo sendo uma dívida de longo prazo. 

Anúncios
Publicidade

É o caso da compra de um carro ou de um terreno. Ao contrário do que muita gente imagina, a aquisição desses bens pode ser considerada um ótimo investimento, principalmente para as pessoas que não têm todo o dinheiro disponível. Nesses casos, é possível solicitar um financiamento ou um empréstimo. 

Financiamento ou empréstimo: saiba quem vence a disputa! 

As condições de cada modalidade variam de acordo com o crédito escolhido e a realidade financeira de cada indivíduo. 

Publicidade

As taxas de juros não podem ser ignoradas quando o cliente avalia o empréstimo ou financiamento. O valor pode ser maior ou menor. Ou seja: existem alternativas caras e outras com parcelas que cabem no seu bolso.  

O financiamento está conectado a um bem ou serviço, que pode ser: carro, casa própria, casa de praia, moto, formatura do filho, entre outros. O lado positivo é que não existe muita burocracia. São solicitados apenas alguns documentos para financiar o valor total ou parcial do bem. 

Já o empréstimo é mais indicado para as pessoas que precisam de dinheiro extra, seja para quitar uma dívida com juros maiores, iniciar um novo negócio ou até comprar o automóvel do ano. 

Publicidade

Uma das principais vantagens do empréstimo é que o valor não está atrelado a nenhum serviço. Então, você pode utilizá-lo de acordo com as suas necessidades. 

A escolha entre empréstimo e financiamento depende dos objetivos de cada pessoa. Por isso, vale a pena reservar um período do seu dia e analisar com cuidado o planejamento financeiro. 

Aqui, vale uma dica interessante: dê preferência para prazos menores, uma vez que as parcelas são reduzidas e não afetam tanto o seu bolso. 

Publicidade

Veja mais sobre dinheiro em: 

Teste rápido: os cuidados com dívidas de longo prazo 

As dívidas de longo prazo não podem prejudicar o seu orçamento financeiro. Caso contrário, terá dificuldades para sair do vermelho. 

Para ajudá-lo a tomar a melhor decisão, desenvolvemos um pequeno teste. Abaixo, você deve responder quatro perguntas. Cada uma tem uma pontuação. 

Depois, some os seus pontos. Se o resultado for maior do que cinco, você está preparado para solicitar um crédito no mercado. 

A resposta “sim” vale 2 pontos. A resposta “não” vale 1 ponto. 

– A parcela do empréstimo cabe no seu seu bolso? 

Publicidade

– O crédito vai atrapalhar a sua qualidade de vida? 

Publicidade

– Você se sente estável em seu emprego e na profissão atual? Existe alguma possibilidade de crescimento? 

– Ao acessar a sua conta no banco, você tem uma reserva de emergência? 

Como foi o seu resultado?

Se a resposta foi maior do que cinco, conheça a Empréstimo Sim. Nela, você pode adquirir empréstimo pessoal com garantia de moto, empréstimo pessoal com garantia de carro e empréstimo sem garantia. E as parcelas são planejadas de acordo com a realidade de cada cliente. 

Após descobrir as principais informações sobre as dívidas de longo prazo, siga-nos nas redes sociais e conheça outros detalhes importantes sobre o mundo das finanças, como conta digital, cartão de crédito, investimentos, empréstimos e muito mais. 

Publicidade