Como economizar nas compras do supermercado?

Os gastos com supermercado representam um dos maiores pesos no orçamento do brasileiro. Por isso é importante adotar algumas estratégias antes de ir às compras. Confira nossas dicas!

Publicidade
Anúncios

Compras do supermercado

Como economizar no supermercado

No último ano, um dos setores que apresentou maior inflação no país foi o supermercado. Alguns alimentos como o arroz chegaram a subir até 58%. Isso trouxe uma perda no poder de compra das famílias brasileiras.

Diante desse cenário, o que fazer para economizar no supermercado? Qual é a melhor maneira de fazer o dinheiro render na hora de ir às compras? Pode parecer difícil, mas com bastante disciplina é possível economizar.

E para ajudar você nessa empreitada, separamos cinco dicas para você conseguir fazer o dinheiro render na hora de comprar alimentos. Quer ver só? Então vem com a gente neste artigo e descubra, demora só três minutinhos.

CARTÃO ATACADÃO
CARTÃO DE CRÉDITO

CARTÃO ATACADÃO

RECOMPENSAS
 
INTERNACIONAL
Crédito para comprar e prazo para pagar
Você permanecerá no site atual

1 – Substitua marcas

Uma das melhores formas para você começar a economizar no supermercado é substituindo marcas. E isso você pode fazer nos alimentos que tiveram uma alta maior no preço como o arroz e a carne.

Anúncios
Publicidade

Mas faça testes. Pois nem sempre o produto mais barato rende mais. Então é preciso ir testando outras marcas até encontrar aquela que terá o mesmo rendimento com um preço mais em conta que não irá pesar no seu orçamento.

2 – Evite levar seus filhos no mercado

Um dos maiores erros que cometemos na hora de ir ao supermercado é levar os filhos. Afinal, eles vão acabar chorando que querem um danone, um chocolate ou qualquer outro produto supérfluo que pesa no orçamento.

Publicidade

Por isso, evite levar os seus filhos ao mercado. Só faça isso se você realmente não tiver com quem deixá-los, e antes de ir tenha uma conversa franca com eles explicando a situação e a necessidade de economizar nesse momento.


Veja também:


3 – Substitua produtos e inove

Além de substituir marcas, uma outra maneira de economizar no supermercado é substituindo produtos. Você pode substituir a carne de primeira pela carne de segunda, o arroz por macarrão e assim vai.

Hoje, com o crescimento tecnológico é possível encontrar receitas fantásticas na internet usando poucos ingredientes. Com criatividade dá para fazer pratos bem interessantes com ovo, carne de segunda e legumes.

Publicidade

Portanto, a substituição de produtos pode ser uma das melhores maneiras de você conseguir economizar durante o mês, fazendo o seu dinheiro render. Você vai ver que novos horizontes vão se descortinar na sua cozinha.

4 – Faça compras uma vez ao mês se possível

Uma outra forma de economizar no supermercado é ir menos lá. Se você tem o costume de ir às compras toda semana, procure mudar. Muitas vezes nessas idas sempre compramos alguns produtos desnecessários.

Sendo assim, é bem melhor você ir uma vez ao mês e procurar comprar tudo o que precisa. Inclusive, se houver alta nos preços durante o mês, você estará bem mais protegido. Então já sabe, nada de ficar indo passear no supermercado.

Publicidade

5 – Faça uma lista antes de sair de casa

Por fim, antes de sair de casa faça uma lista do que realmente precisa para evitar comprar produtos desnecessários. Ao fazer a lista você terá uma visão mais apurada do que irá gastar no supermercado.

E se ver que o dinheiro não vai dar, veja antecipadamente quais produtos podem ser cortados, quais marcas podem ser substituídas e quais itens podem ser substituídos por produtos similares. Essa é uma maneira bem eficiente de evitar desperdícios.

Embora o preço dos produtos tenha se elevado, a expectativa é que a inflação deverá entrar nos eixos nos próximos meses. No entanto, não custa nada fazer um esforço para não gastar mais do que pode.

Se quiser uma ajuda extra, você também pode solicitar cartões de supermercado, que oferecem descontos exclusivos e opções de parcelamento bastante atrativas, como o Atacadão e o Carrefour.