Precisamos conversar sobre educação financeira para crianças

Como educar financeiramente as crianças? Existe conta digital para kids? Descubra todas as informações no artigo a seguir de como falar de finanças com os pequenos.



Anúncios



Anúncios

Educação financeira para crianças

Educação financeira para crianças

A educação financeira está se tornando um assunto importante para os brasileiros. Para se ter uma ideia, 41% da população começou a pesquisar sobre o tema em virtude da perda de renda causada pela pandemia do coronavírus.

Deles, 47% afirmam que estão pensando mais no futuro, enquanto 53% disseram que a pandemia ajudou a sair da zona de conforto. A pesquisa foi encomenda pela Xpeed e executada pelo instituto Locomotiva, que ouviu mais de 1.500 pessoas no mês de outubro, em 2020.

O assunto também precisa estar presente na vida das crianças para que elas aprendam a importância sobre o dinheiro.

É isso que vamos discutir a partir de agora.



Anúncios



Anúncios

Continue a leitura e tire todas as suas dúvidas.

Comece devagar 

Engana-se quem pensa que ainda é muito cedo para falar sobre dinheiro com os seus filhos. Pelo contrário, quanto mais rápido esse assunto for abordado em casa, mais chances o pequeno terá de ter uma relação saudável com o tema.

Você não precisa falar sobre assuntos avançados. Uma dica interessante é aproveitar os momentos da sua rotina para introduzir o conteúdo, como um passeio ao shopping ou uma ida ao supermercado. 



Anúncios

Use o cofrinho 

Nunca é demais lembrar do bom e velho cofrinho. Ele é essencial para as crianças porque elas conseguem trabalhar a disciplina e o planejamento para atingir os seus objetivos. 

Veja mais sobre o dinheiro em: 

Ensine a diferença sobre desejo e necessidade 

Já mostramos aqui no blog quais são as diferenças entre desejo e necessidade. Esses dois conceitos também precisam estar presentes no dia a dia das crianças. 

Imagine que você está no shopping com o seu filho e ele pediu para comprar um brinquedo. Neste momento, o seu papel é explicar as particularidades entre querer e precisar. 

Sabemos que esse momento pode ser bastante desafiador, especialmente pela expressão facial dos pequenos. No entanto, foque no aprendizado. Provavelmente, a criança terá mais benefícios. 

Aprenda a dizer não 

Você não pode agradar o seu filho a todo momento. O limite é muito importante, caso contrário, suas finanças terão mais dificuldades para se manter no azul. Se os pais fizerem todas as vontades da criança, ela não saberá lidar com a frustração, tanto em casa como na escola.

Faça uma conta digital 

A conta kids é ideal para os pais que pretendem planejar e investir no futuro da criança sem burocracias. Uma das boas opções do mercado é o Banco Inter. 



Anúncios

Aqui, você tem uma conta grátis, cartão de débito para a criança, renda fixa para os pais que precisam de liquidez ou outras opções para aqueles que querem guardar o dinheiro por mais tempo.  

O Next também fornece uma conta digital para as crianças. Ela é capaz de unir pais, filhos e os personagens favoritos da Disney para uma experiência incrível. 

Uma das principais vantagens dessa conta é a mesada programada. Nela, você define o valor que deseja enviar mensalmente para a conta dos pequenos. É uma ótima oportunidade para aprender a administrar as finanças com mais tranquilidade. 

Seja o exemplo 

Os pequenos aprendem os conteúdos pela prática. Não adianta falar várias horas porque eles têm mais dificuldades para entender as técnicas e os conceitos. 

Inicialmente, avalie a sua relação com o seu bolso. Você segue exatamente o que fala sobre o assunto? Essa simples análise pode fazer bastante diferença pelos próximos anos. 

Dica bônus: ao fazer o planejamento financeiro, convide todos os membros da família para participarem desse momento. Assim, eles conseguem compreender que poupar é uma responsabilidade não só dos pais, mas também das crianças. 

Logo mais, ao meio-dia, volte ao blog e confira algumas dicas para conversar sobre dinheiro com adolescentes.



Anúncios


Após descobrir as principais informações sobre educação financeira para crianças, siga-nos nas redes sociais e conheça outras dicas importantes que afetam o seu bolso, como cartão de crédito, investimentos, empréstimos, Pix e muito mais.