IBGE: 6 milhões de pessoas pediram empréstimo na pandemia

A crise econômica agravada pela pandemia levou milhões de brasileiros a recorrerem aos empréstimos bancários para resolver o aperto no orçamento doméstico. Entenda.

Publicidade
Anúncios

Pandemia e empréstimo

Empréstimo

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística divulgou dados interessantes sobre a  Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios da Covid-19 (Pnad Covid19), de outubro:  Seis milhões de pessoas pediram empréstimo na pandemia. 

No total, foram avaliados 68,7 milhões de residências. Mais de 5 milhões de pessoas  conseguiram crédito nesse momento tão difícil. Porém, o cadastro não foi aprovado para 801 mil pessoas. 

A Pnad Covid19 de outubro, que foi divulgada no início de dezembro, ainda mostra outras informações relevantes. A Região Sul lidera o ranking onde os clientes conseguiram mais crédito. Já a Região Norte não teve muito sucesso. Lá foram cerca de 10% de cadastros recusados. 

CARTÃO SANTANDER SX
CARTÃO DE CRÉDITO

CARTÃO SANTANDER SX

SEM ANUIDADE
 
RECOMPENSAS
Cartão de crédito com limite mínimo de R$ 250
Você permanecerá no site atual

Mas por que o crédito é negado? 

Anúncios
Publicidade

O que fazer antes de solicitar um crédito?

Onde pedir empréstimo? 

Publicidade

É isso que vamos discutir no artigo de hoje.

Então, continue com a leitura e tire todas as suas dúvidas. 

Por que um crédito é negado? 

Um crédito pode ser recusado por vários motivos. Um dos erros mais comuns na hora de solicitar um empréstimo é adicionar dados incorretos ou desatualizados. Muita gente não sabe, mas bancos e financeiras avaliam todas as informações que são fornecidas pelo cliente. Por isso, sempre confira os seus dados. 

Publicidade

O comportamento do consumidor é outro fator que é levado em consideração pelas empresas. Quem paga as contas em dia tem mais chance de ter o crédito aprovado. Além disso, consegue opções com menos juros tanto no empréstimo como no financiamento. 

Em um passado não muito distante, o cliente com nome sujo tinha mais dificuldades de solicitar um crédito. O lado positivo é que o mercado trouxe algumas alternativas para as pessoas que sofrem com esse problema e precisam de crédito com urgência. 

O que fazer antes de solicitar um empréstimo na pandemia? 

Antes de solicitar um novo crédito, lembre-se de pagar todas as dívidas que estão em atraso. Dessa forma, você tem mais chances de conseguir uma renda extra neste final de ano. 

Publicidade

Outra dica interessante é fazer um planejamento para descobrir se terá condições de quitar as parcelas desse novo compromisso financeiro. Caso contrário, o banco não aprovará o seu pedido. 

A impulsividade é um dos maiores vilões na hora de solicitar um empréstimo. Sabemos o quanto ele é importante para resolver os seus problemas. No entanto, vale a pena investigar outras opções disponíveis no mercado. Provavelmente, você encontrará alternativas com parcelas que cabem em seu bolso. 

Veja mais sobre empréstimo: 

Onde pedir empréstimo? 

Várias empresas oferecem empréstimo para os seus clientes. Conheça abaixo quais são as mais importantes. 

Banco Pan 

O empréstimo consignado do banco Pan está disponível para aposentados e pensionistas do INSS, servidores públicos e pensionistas de órgãos federais, estaduais e municipais, militares e pensionistas das Forças Armadas. O cliente começa a pagar daqui 90 dias. O valor é descontado na folha de pagamento.

Santander 

No Santander, o cliente pode escolher a quantidade de parcelas que pretende pagar para o seu empréstimo. E o primeiro pagamento é programado para 60 dias. 

Publicidade

Empréstimo Sim 

Na Empréstimo Sim, o cliente pode contratar o empréstimo pessoal com garantia de veículo. Ele é indicado para as pessoas que precisam de um limite maior de crédito e parcelas flexíveis. 

Publicidade

Você também pode solicitar o empréstimo pessoal com garantia de moto. Nele, é possível reduzir em até 60 vezes a taxa de juros e pagar o crédito em até 24 vezes. 

Se você não teve o cadastro aprovado por uma instituição financeira, não se desespere. Conheça as soluções que apresentamos acima. Assim, terá mais chances de conseguir um crédito. 

Após conhecer detalhes sobre empréstimo na pandemia, siga-nos nas redes sociais. Em nossas páginas, sempre publicamos informações importantes sobre a sua rotina financeira, como conta digital, cartão de crédito e muito mais.