Entenda a diferença entre conta digital e carteira digital

Hoje em dia muito se fala em contas digitais e carteiras digitais, e muita gente acaba confundindo os dois conceitos. Embora parecidos, há algumas diferenças entre as carteiras e os bancos digitais.

Publicidade
Anúncios

Diferença conta digital e carteira digital

Conta digital e carteira digital

A digitalização dos bancos está ganhando força nos últimos anos. A chegada da pandemia de Covid-19 veio reforçar ainda mais essa tendência, popularizando assim, os chamados bancos digitais e carteiras digitais.

Ambos oferecem tantas opções para os seus clientes que muitas vezes acabam sendo confundidos um com o outro. A verdade é que existe uma diferença entre banco digital e carteira digital.

Basicamente a conta digital oferece os mesmos serviços que uma conta tradicional ao passo que uma carteira digital tem a finalidade de armazenar cartões de crédito e débito. Quer saber mais sobre essa diferença? Vem com a gente.

CARTÃO SUPERDIGITAL
CARTÃO DA CONTA DIGITAL

CARTÃO SUPERDIGITAL

NEGATIVADO
 
SEM ANUIDADE
O cartão Superdigital é perfeito para quem tem o nome sujo e deseja reorganizar as finanças
Você permanecerá no site atual

Conta digital

Conforme antecipamos, a conta digital é um produto financeiro que oferece basicamente os mesmos serviços que uma conta tradicional. A diferença é que tudo pode ser feito por um smartphone ou PC, sem a necessidade de se deslocar até uma agência física.

Anúncios
Publicidade

Nesse caso é possível fazer pagamentos, recebimentos, transferências, depósitos via boleto e até mesmo depósitos com cheque de maneira fácil e prática. Vale destacar que a empresa que oferece uma conta de pagamento não precisa ser um banco.

Ela pode ser uma Instituição de Pagamento (IP), tornando as exigências e regulações mais brandas do que as dos bancos tradicionais. Geralmente as contas digitais oferecem um cartão de débito para fazer a movimentação da conta.

Publicidade

Algumas mais completas ainda oferecem cartões de crédito, acesso a serviços financeiros como seguros, consórcios, financiamentos e até investimentos em renda fixa e renda variável. Além de um canal exclusivo para tirar todas as dúvidas.


Veja também em:


Carteira digital

As carteiras digitais, conhecidas como wallet, são um pouco diferentes de uma conta digital. Nesse caso elas possibilitam o armazenamento de cartões de crédito, débito e em alguns casos de dinheiro também.

Publicidade

Geralmente, em uma carteira digital o usuário consegue pagar uma conta ou fazer uma compra usando o limite do seu cartão. Mas ao invés de usar o cartão diretamente, faz o pagamento via QR Code ou por aproximação.

Podemos dizer que na prática, a carteira digital conecta o lojista ao comprador no momento de realizar o pagamento. Pois ao invés de andar com o dinheiro físico ou com cartão no bolso, a pessoa acessa a carteira digital e faz o pagamento.

Contudo, vale destacar que para isso ser possível é preciso que o lojista aceite pagamentos por aproximação ou QR Code. Fora isso, o usuário precisa ter um cartão de débito ou crédito cadastrado na carteira digital ou até mesmo dinheiro depositado nela.

Publicidade

Vantagens dos bancos e carteiras digitais

Uma das principais vantagens das carteiras digitais é que elas permitem que você possa ter diversos cartões de crédito e débito guardados nelas sem precisar andar com eles no bolso.  Como dissemos, algumas permitem até o armazenamento de dinheiro.

Isso facilita bastante a vida e dá muito mais tranquilidade no seu dia a dia, uma vez que não precisa mais se preocupar e transportar tantos cartões. Além disso, qualquer pessoa pode ter uma carteira digital, independente se tem ou não o nome sujo.

Os bancos digitais, por outro lado, possuem a vantagem de permitir a realização de diversas operações bancárias sem precisar sair de casa. Ah, e a grande maioria também não cobra nada nem de anuidade do cartão ou mensalidade da conta.

Você pode inclusive ter uma conta digital para fazer as suas operações bancárias e uma carteira digital para cadastrar os cartões da conta digital e assim poder ter uma vida totalmente livre de itens físicos, vivendo totalmente no mundo digital.

Gostou deste artigo? Então não deixe de compartilhar com todos os seus amigos e parentes nas suas redes sociais e nos ajude a disseminar o conhecimento.