Fatura do cartão de crédito: como entendê-la? Descubra!

Entender a fatura do cartão de crédito é fundamental para que você não pague nenhum valor indevido. Faça economia agora mesmo com as dicas financeiras a seguir.



Anúncios



Anúncios

Entenda sua fatura do cartão de crédito

Fatura do cartão de crédito

Você sabe ler a fatura do cartão de crédito, ou é daquelas pessoas que simplesmente faz o pagamento sem tentar entendê-la?

Assim como um contrato, ler e entender a fatura do cartão de crédito é fundamental para que você não pague nenhum valor indevido.

Além disso, fica mais fácil saber se estão sendo cobrados alguns encargos, e se há a possibilidade de você fazer o parcelamento do valor.

Quer entender melhor a sua fatura do cartão de crédito? Então continue com a gente só mais alguns minutinhos.



Anúncios



Anúncios

Entendendo o vencimento da fatura

A data de vencimento da fatura indica o último dia que você pode fazer o pagamento dela sem pagar nenhuma taxa de juros por isso.

Se você não realizar o pagamento até essa data, você estará sujeito a pagar multa e juros por atraso, sendo que essas taxas ficam a critério da empresa emissora do cartão. E são altas. Não compensa pagar por elas.

O total da fatura do cartão de crédito

Além da data de vencimento, na fatura você verá o total que deverá ser pago até a data do seu vencimento. Esse é o valor das compras que você realizou no período.



Anúncios

Você tem a opção de fazer esse pagamento integral ou então pagar o valor mínimo da fatura. O ideal é que você pague todos os meses o valor integral.

Valor mínimo da fatura do cartão

O pagamento mínimo da fatura do cartão também é especificado na fatura, sendo que você pode optar em fazer esse pagamento no mês.

No entanto, se assim o fizer, você estará entrando no rotativo do cartão. E, portanto, você pagará juros referente a diferença entre o valor total da fatura e o valor mínimo pago.

Esses juros costumam ser bastante salgados. Inclusive, nos dias atuais, eles superam até os juros do cheque especial. Por isso, o ideal é pagar integralmente a fatura.


Conheça alguns cartões:


Parcelamento da fatura

O parcelamento da fatura é uma possibilidade que as emissoras de cartão te dão caso você não consiga fazer o pagamento integral dela.

Se você optar pelo parcelamento, terá que fazer o pagamento da primeira parcela logo no vencimento da fatura que foi enviada.



Anúncios

O valor das próximas parcelas deverão ser pagos nas faturas seguintes. Por se tratar de um financiamento da fatura, essa modalidade também incorre juros.

No entanto, os juros do parcelamento são geralmente menores que os juros do rotativo, por isso é mais aconselhável parcelar a fatura do que pagar o seu valor mínimo.

Histórico de despesa

Esse é um dos campos mais importantes da fatura, pois ele irá mostrar discriminadamente todos os gastos que você teve com o cartão durante o mês.

Se o seu cartão tiver taxa de anuidade, ou juros referentes a faturas anteriores também serão demonstrados nessa parte da fatura.

Quantidade de parcelas

Aqui você consegue saber quanto está disponível do seu limite de crédito e quantas parcelas serão cobradas nas faturas seguintes.

Além disso, nesse campo você também consegue saber quais são os valores que ainda deverão ser pagos. Por isso é importante o acompanhamento.

Encargos

Nessa parte da fatura, você consegue ver o CET (Custo Efetivo Total) que é proporcional às taxas pagas, caso você faça o parcelamento da fatura, ou entre no rotativo do cartão.



Anúncios

Ainda neste campo você consegue ver, portanto, quanto é a multa e a taxa de juros caso você atrase o pagamento de alguma fatura do cartão.

Independente se o seu cartão é emitido pelo Santander, Nubank, Itaú, ou qualquer outro emissor, você receberá mensalmente a fatura, seja pelo App ou fisicamente em sua residência.

Conseguiu entender melhor a fatura do cartão de crédito? Então não deixe de compartilhar este artigo com seus amigos nas redes sociais.