Febraban e Banco Central lançam ferramenta sobre educação financeira!

Com o objetivo de ajudar a população a ter mais conhecimento financeiro, a Febraban em parceria com o Banco Central criou o Índice de Saúde Financeira do Brasileiro para realizar o diagnóstico da vida financeira de cada um.

Publicidade
Anúncios

Educação Financeira

febraban

O brasileiro é um povo imediatista por natureza, e por isso, o planejamento financeiro sempre ficou em segundo plano por aqui. Inclusive a educação financeira até bem pouco tempo atrás era um tema pouco tratado. No entanto, por conta da chegada da pandemia de Covid-19 isso mudou.

Atualmente, o tema ganhou força, pois muitas pessoas se viram sem renda de uma hora para outra e começaram a procurar mais conteúdos sobre finanças pessoais com o intuito de não passarem por tanto aperto.

Procurando atuar nessa frente, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e o Banco Central, lançaram recentemente uma ferramenta gratuita que permite identificar vulnerabilidades e personalizar estratégias de educação financeira.

CARTÃO BANCO INTER
CARTÃO DE CRÉDITO

CARTÃO BANCO INTER

SEM ANUIDADE
 
CASHBACK
Um cartão de crédito repleto de benefícios!
Você permanecerá no site atual

Como funciona essa ferramenta do Febraban?

A nova ferramenta lançada pela Febraban em parceria com o Banco Central leva o nome de Índice de Saúde Financeira do Brasileiro (I-SFB / Febraban) que é um indicador que realiza o diagnóstico da vida financeira de cada pessoa.

Anúncios
Publicidade

Esse indicador compara os resultados de cada um com a média brasileira, sendo que para isso são levantados alguns questionamentos que você precisa responder. O conceito abrangido pelo índice engloba diversos fatores.

Ele vai avaliar se você é capaz de cumprir as obrigações financeiras correntes, se consegue tomar boas decisões financeiras, se tem disciplina e autocontrole para cumprir objetivos, se se sente seguro em relação ao futuro financeiro e se tem liberdade de fazer escolhas que permitam aproveitar a vida.

Publicidade

Ao todo são 18 perguntas, sendo que 15 delas são obrigatórias. Para a criação desse índice, mais de 70 especialistas estiveram envolvidos para adaptá-lo à realidade brasileira, incluindo profissionais das áreas bancárias e acadêmicas.


Veja também:


Ferramenta gera resultados importantes

Ao responder o questionário, você terá alguns resultados importantes e um breve resumo sobre a sua situação financeira e o que precisa ser feito para ter mais segurança e solidez na sua vida.

O índice vai de 0 a 100, sendo que ele é dividido em habilidade, comportamento, segurança e liberdade. Desse modo, você pode estar acima da média em algum desses pontos e abaixo da média em outros.

Publicidade

Por exemplo, as perguntas relacionadas à habilidade vão mostrar qual é a sua capacidade de buscar e entender informações importantes para sua vida financeira. Já o comportamento vai avaliar a sua disciplina e controle no seu cotidiano.

Já as questões relacionadas à segurança vão medir a sua percepção em relação a sua situação financeira, avaliando se ela é fonte de preocupação e estresse na sua vida. Já as perguntas sobre liberdade vão medir a sua percepção de liberdade sobre as suas finanças.

A importância da educação financeira

Com esse novo índice, a Febraban assim como o Banco Central mostram uma grande preocupação com as finanças do brasileiro, procurando orientar a população sobre a necessidade de adquirirem mais conhecimento sobre o assunto.

Publicidade

Atualmente, os próprios bancos já estão atentos a isso, levando informações de qualidade por meio de artigos, cursos e diversos outros canais. A própria Serasa também oferece um curso de educação financeira em seu site chamado Trilha Financeira.

A busca por informações ajuda as pessoas a lidarem melhor com as finanças no cotidiano, uma vez que entenderão conceitos como reserva de emergência, investimentos, renda fixa, renda variável, dentre outros.

Quando você passa a ter mais educação financeira, a sua própria vida melhora, uma vez que você passa a ter mais segurança e menos preocupação em relação ao futuro, pois estará mais protegido em casos de imprevisto.

Gostou deste artigo? Então não deixe de compartilhar com todos os seus amigos e parentes nas suas redes sociais e nos ajude a disseminar o conhecimento.