Financiamento estudantil precisa de planejamento para não virar dor de cabeça!

Quem deseja tomar um financiamento estudantil para realizar o sonho de cursar uma universidade precisa ter em mente que será necessário fazer um bom planejamento financeiro para o sonho não virar um pesadelo.

Publicidade
Anúncios

Financiamento estudantil

financiamento estudantil

Muitas pessoas buscam no financiamento estudantil uma oportunidade para conseguirem crescer nas suas profissões. Afinal, elas acreditam que fazendo uma faculdade terão a oportunidade de concorrer a melhores vagas de emprego.

Mesmo que a faculdade garanta uma posição melhor no mercado de trabalho, é preciso tomar bastante cuidado para que o sonho não se torne um pesadelo. Afinal, a falta de clareza no contrato pode complicar a situação financeira de muita gente.

Em alguns casos, é necessário fazer um adiantamento no semestre, e se o aluno não tiver condições para isso, o Fies pode não cobrir a mensalidade do curso naquele semestre, como resultado o aluno fica com a dívida e sem ter concluído a faculdade.

CARTÃO SANTANDER SX
CARTÃO DE CRÉDITO

CARTÃO SANTANDER SX

SEM ANUIDADE
 
RECOMPENSAS
Cartão de crédito com limite mínimo de R$ 250!
Você permanecerá no site atual

Procure entender o contrato antes de assiná-lo

Quando alguém decide optar pelo financiamento estudantil para conseguir estudar é necessário prever tudo o que irá acontecer na sua vida financeira e como será a maneira de pagar o financiamento.

Anúncios
Publicidade

Afinal, se houver cláusulas exigindo o adiantamento semestral de algum valor e você não tiver condições financeiras para tanto, poderá ficar sem a cobertura do Fies para estudar naquele semestre e como consequência terá que trancar os estudos.

Para evitar que isso aconteça é preciso que você faça um bom planejamento financeiro, inclusive contando com os imprevistos que podem acontecer e afetar o seu estudo. Caso contrário poderá se ver com a dívida e sem concluir os estudos.

Publicidade

Por isso, o primeiro passo é ler com atenção o contrato e procurar fazer um planejamento que realmente você seja capaz de honrar. Caso contrário, o seu sonho pode se tornar um pesadelo e você se ver com uma dívida impagável.


Veja também:


Planejamento financeiro é essencial

O Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) é um programa do MEC (Ministério da Educação) que financia cursos superiores não gratuitos a taxa zero de juros para os estudantes de renda familiar per capita de até três salários mínimos.

Portanto, ele ajuda muita gente a realizar o sonho de ter uma formação profissional. Contudo, é preciso deixar claro que o estudante passa a ter uma dívida de longo prazo com o governo e por isso precisa se planejar.

Publicidade

Mesmo sendo um investimento para o futuro, o estudante precisa entender que terá um gasto a ser incluído no orçamento de despesa fixa. Para isso é preciso muitas vezes abrir mão de algumas outras despesas para não se atrapalhar.

O fato de poder prolongar o pagamento e de não existir a incidência de juros colabora para a realização do sonho de muitas pessoas. Mas se o estudante não fizer um planejamento financeiro ficará com a dívida para pagar sem ter se formado.

Ao ter condições procure antecipar os pagamento

Uma vez que o estudante consiga se organizar financeiramente, se formar e aumentar a sua renda familiar, ele pode antecipar o pagamento das parcelas quitando-as antes do prazo. Isso deixa um espaço livre para assumir outras responsabilidades.

Publicidade

Um dos pontos positivos do FIES é que pelo fato do estudante prorrogar o prazo de pagamento da universidade, ele pode dedicar maior tempo aos estudos, inclusive aproveitando as oportunidades de estágio.

Ou seja, não é necessário trabalhar dobrado para conseguir pagar o valor da mensalidade, e isso garante melhores chances de colocação no mercado assim que se formar. Mas, conforme antecipamos, fazer um bom planejamento evita possíveis transtornos futuros.

Portanto, se você está pensando em obter um financiamento estudantil, saiba que ele é muito bom, mas tenha o cuidado de ler minuciosamente o contrato e fazer um bom planejamento financeiro para realizar o seu sonho.

Gostou deste artigo? Então não deixe de compartilhar com todos os seus amigos e parentes nas suas redes sociais e nos ajude a disseminar o conhecimento.