Financiamento imobiliário: Caixa autoriza pausa por mais dois meses

Você financia um imóvel? Saiba que a Caixa Econômica Federal autorizou a pausa do financiamento por mais dois meses. Confira.



Anúncios



Anúncios

Financiamento imobiliário

Financiamento imobiliário

Para quem possui financiamento imobiliário pela Caixa Federal, aí vai uma boa notícia: a Caixa autorizou a pausa do financiamento por mais dois meses.

Inicialmente foi autorizado pelo banco estatal uma pausa de 60 dias para os financiamentos imobiliários. Posteriormente foi autorizado uma prorrogação por mais 60 dias, totalizando 120 dias de prorrogação.

Agora, na última segunda-feira (27) a Caixa autorizou o pedido de pausa no pagamento por mais dois meses, o que irá totalizar 180 dias de pausa.

Essa medida vale para os financiamentos de imóveis do Programa Mina Casa Minha Vida, faixas 1, 2, 3 e 5.



Anúncios



Anúncios

Sendo assim, quem já havia solicitado a pausa temporária por 120 dias, poderá prorrogar o prazo por mais 60 dias. Quem ainda não entrou com o pedido, poderá solicitar a pausa por 180 dias.

Pausa do financiamento imobiliário para empresas

Além das pessoas físicas as empresas também poderão solicitar a pausa do financiamento imobiliário. Nesse caso a pausa estará disponível para financiamentos concedidos à produção de empreendimentos e financiamentos de aquisição e construção de imóveis comerciais.

Desse modo, as opções de pagamento parcial dos encargos ou de carência acabarão sendo estendidos também por até 180 dias.



Anúncios

Porém, o banco afirmou em nota que mesmo durante o período de pausa, o contrato não estará isento de juros remuneratórios, seguros e taxas.

Para quem optar pela pausa, terá que pagar os valores dos encargos ao saldo devedor, sendo que eles serão diluídos nas parcelas restantes do contrato. Ou seja, não será estendido o prazo de pagamento e as parcelas futuras ficarão maiores.


Veja também:


Quem pode fazer a solicitação da pausa?

Poderá fazer a solicitação da pausa qualquer cliente pessoa física que esteja com o contrato em dia ou com no máximo 180 dias de atraso.

Lembrando que os clientes que usaram o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para reduzir parte das parcelas também poderão fazer a opção.

No caso das empresas, os contratos precisam estar em dia ou no máximo com 60 dias de atraso para poder solicitar a pausa no pagamento das prestações.

Para fazer a solicitação da pausa, é preciso que os clientes pessoas físicas entrem em contato pelo aplicativo Habitação Caixa, ou pelos telefones 3004-1105 ou 0800-726-0505.



Anúncios

Quem preferir poderá entrar em contato de forma automatizada pelo 0800-726-8068 e clicar na opção 2 – 4 – 2.

Já as empresas terão que solicitar a pausa dos contratos pelo número 0800-726-8068 e digitar a opção 2 – 4, ou então entrar em contato com o próprio gerente de relacionamento.

Ajuda durante a pandemia

Com essa decisão, a Caixa espera poder ajudar as pessoas durante a pandemia de coronavírus que parece interminável.

Até então, a quarentena que era prevista para pouco tempo está se estendendo acima do esperado, fazendo com que muitas pessoas enfrentem dificuldades.

Se não bastasse, os casos de Covid-19 continuam altos no Brasil, sendo que a taxa de mortes continua também bastante elevada.

Por conta disso, o Governo Federal está buscando criar alternativas para ajudar empresas e pessoas físicas durante a crise.

Recentemente também foi prorrogado em mais duas parcelas o auxílio emergencial no valor de R$ 600 para ajudar as pessoas que estão enfrentando dificuldades neste momento.



Anúncios

A situação ainda é bastante delicada, e ao que tudo indica ainda teremos meses difíceis pela frente, o que exigirá uma atenção especial do governo.

Gostou deste artigo? Deixe o seu comentário, sua sugestão e compartilhe esta notícia com seus amigos nas redes sociais.