Fintechs: democratização do mercado financeiro e alavancagem do varejo

As fintechs estão proporcionando mais acesso aos serviços bancários para pessoas que até então eram desbancarizadas, além disso os marketplaces estão conseguindo alavancar as vendas no varejo.

Publicidade
Anúncios

Fintechs

democratização fintechs

Quem possui um pouco mais de 30 anos lembra como era o sistema bancário. Filas enormes, processo burocrático para conseguir empréstimos, dificuldade em pagar boletos vencidos e por aí vai.

Com o tempo, o sistema financeiro foi se modernizando e com a chegada das fintechs, ele sofreu uma verdadeira revolução. As filas desapareceram, os serviços passaram a ser oferecidos de maneira totalmente online e as agências bancárias aos poucos estão se tornando obsoletas.

No último dia 09 de dezembro o Nubank fez a sua estreia na Bolsa de Valores de Nova York, e o seu valor de mercado chegou a ultrapassar o Itaú. Mas qual é o segredo das fintechs para tamanho sucesso?

CARTÃO BANCO PAN
CARTÃO DE CRÉDITO

CARTÃO BANCO PAN

CASHBACK
 
PONTOS
Use mais, pague menos e controle tudo pelo App!
Você permanecerá no site atual

Democratização do mercado financeiro

As fintechs chegaram ao mercado com a proposta de democratizar o acesso a serviços financeiros. Afinal, o Brasil ainda possui uma grande parte de desbancarizados. Principalmente quem vive em pequenos municípios.

Anúncios
Publicidade

Contudo, com o avanço da tecnologia, hoje quase todo brasileiro possui um smartphone. E ter uma conta digital que possibilita a realização de diversos serviços pelo smartphone é gerar mais democratização.

Nesse sentido, ficou mais fácil fazer transferências, pagamentos de boletos, ter acesso a cartão de crédito e até mesmo empréstimos pessoais. Ou seja, uma grande parte dos brasileiros passou a ter acesso a produtos financeiros que até então não tinham.

Publicidade

Hoje existe uma infinidade de bancos digitais. Os maiores como Nubank, Banco Inter, Neon e C6 Bank oferecem uma plataforma completa para seus clientes com possibilidades de empréstimos e até mesmo investimentos.


Veja também:


Avanço dos marketplaces em fintechs

Além dos serviços financeiros, houve também um avanço no que diz respeito às vendas do varejo. Afinal, as fintechs começaram a oferecer por meio dos seus aplicativos, a possibilidade dos clientes comprarem produtos em lojas parceiras.

Os chamados marketplaces começaram a ganhar bastante espaço, e hoje podem ser encontrados no App do Banco Inter, BMG, C6 Bank e agora até mesmo dentro do Nubank. Eles oferecem comodidade e vantagem para os usuários.

Publicidade

Afinal, é possível comprar, por exemplo, uma máquina de lavar nas Casas Bahia, dentro do App do Banco Inter. E isso não é tudo. Para tornar os marketplaces mais competitivos, as fintechs passaram a oferecer cashback na maioria das compras.

Funciona assim: você faz uma compra no marketplace do banco, e parte do dinheiro que você gastou nela retorna para você. O percentual não é alto, mas ao ganhar cashback em todas compras é possível fazer bastante economia.

Inclusive, o Banco Inter, além de oferecer cashback nos produtos dentro do Marketplace, também oferece cashback nas compras realizadas com o cartão de crédito. Para isso é só colocar a fatura em débito automático.

Publicidade

Revolução do sistema bancário

Podemos dizer que as fintechs chegaram para promover uma verdadeira revolução no sistema bancário. Afinal, jamais imaginaríamos que chegaria o dia em que poderíamos fazer absolutamente tudo sem sair de casa.

Só para ter uma base, o Mercado Pago, que é a conta digital do Mercado Livre, já oferece até a opção de investimentos em criptomoeda para os seus clientes. E não vai demorar muito para que as negociações no Mercado Livre permitam o pagamento de produtos com elas.

Diante do tamanho crescimento das fintechs, o que podemos imaginar é que em pouco tempo não teremos mais o papel-moeda circulando no país, nem tampouco agências bancárias recheadas de filas enormes.

Estamos entrando em uma nova Era na qual teremos muito mais facilidade no acesso aos serviços financeiros, conhecimento para investir e agilidade para resolver tudo o que precisamos em poucos cliques.

Gostou deste artigo? Então não deixe de compartilhar com todos os seus amigos e parentes nas suas redes sociais e nos ajude a disseminar o conhecimento.