Gás de cozinha aumenta em várias regiões do país. Veja como economizar

Diante do forte aumento do gás de cozinha, é preciso economizar. Confira nossas dicas para um melhor uso, em tempos de alta de preços.

Publicidade
Publicidade

Como economizar o gás de cozinha

Gás de cozinha

O gás de cozinha aumentou em 5,1%. Em São Paulo, ele pode ser encontrado por R$ 90. Uma mudança bastante considerável, especialmente em um país que vive uma crise econômica assustadora.

Pensando nisso, resolvemos listar neste artigo diversas dicas para que você aprenda como economizar com gás.

Então, não perca mais tempo. Continue com a leitura e tire todas as suas dúvidas. 

Seja esperto ao cozinhar o feijão 

O feijão é um dos alimentos que está mais presente nos pratos do brasileiro. Porém, a forma de cozinhar esse alimento pode aumentar o gasto de gás. 

Anúncios
Publicidade

Ao invés de cozinhar o feijão na panela com tampa, o mais indicado é fazer esse procedimento na panela de pressão. Assim, você reduz o tempo de preparo e o uso do gás de cozinha. 

Feche portas e janelas 

Durante o preparo do alimento, verifique se a porta que liga a cozinha a outro cômodo está fechada. Observe também as janelas, que devem permanecer semiabertas para manter a circulação do ar. 

Publicidade

Essas ações são importantes para impedir que se tenha uma forte corrente de ar pelo ambiente, que pode prejudicar o funcionamento do fogão. 

Saiba mais sobre em: 

Corte os alimentos em pedaços pequenos 

Um dos erros mais comuns, especialmente, entre os cozinheiros iniciantes é cortar os alimentos em tamanhos maiores. Esse tipo de atitude não é indicado porque eles demoram mais tempo para cozinhar. 

Publicidade

Para evitar esse tipo de problema, uma saída é cortar alimentos, como cenouras, batata inglesa, batata doce, inhame e aipim, em tamanhos menores. 

Dessa forma, você consegue potencializar o tempo de cozimento fazendo com ele fique pronto mais rápido. 

Na prática, você gasta menos tempo para cozinhar os alimentos e poderá executar outros tipos de atividades com mais tempo disponível. 

Publicidade

Cozinhe menos 

Para economizar com o gás de cozinha, você deve cozinhar menos vezes durante o mês. Uma saída para cumprir com esse objetivo é construir um planejamento de refeições que será preparado durante a semana. 

Mas, como fazer esse processo? É simples!

Você deve fazer o preparo e cozimento dos alimentos, como arroz, feijão e legumes. Em seguida, recomendamos congelar esses itens. Agora, organize os comestíveis conforme o que será consumido a cada dia. 

Depois, é só passar os alimentos do freezer para a geladeira e esquentar no micro-ondas, forno elétrico ou no próprio fogão, em panelas pequenas. 

Conheça a vida útil do fogão 

Vamos finalizar as nossas dicas falando o quanto é importante conhecer a vida útil do fogão. A regra é clara: quanto mais velho o fogão, mais gás será consumido. 

O fogão velho pode trazer ainda outros problemas, como bicos entupidos, empecilhos para ligar as bocas do fogão e o forno.

Publicidade

Aqui, vale um alerta importante: se o gás escapar, é possível ocorrer um acidente que pode trazer consequências graves para a sua família. 

Publicidade

Portanto, verifique o estado do seu eletrodoméstico e faça a substituição imediatamente, caso seja necessário. 

Ao economizar com o gás de cozinha, você tem a oportunidade de utilizar o dinheiro para outras finalidades. Você pode, por exemplo, guardar o seu dinheiro no PagBank. 

Aqui, ele rende mais que a poupança. A conta digital ainda tem outros benefícios, como cashback e cartão de crédito sem anuidade. 

Após descobrir como economizar no gás de cozinha, siga-nos nas redes sociais e conheça outras dicas importantes para o seu bolso, como conta digital, cartão de crédito, Pix e muito mais.