Gasolina ou Etanol: qual a melhor escolha?

Para ajudar os motoristas a identificarem qual é a melhor opção no momento de abastecer, a Zul+ por meio do seu App fornece dicas e cálculos para que você possa saber se deve pedir gasolina ou etanol.

Publicidade
Anúncios

Gasolina ou Etanol

Gasolina ou etanol

Nos últimos meses tanto a gasolina quanto o etanol tiveram uma alta substancial no preço, pesando ainda mais no bolso do brasileiro. Se a renda já estava apertada, agora ficou ainda pior. Em alguns Estados o preço da gasolina já chega a R$ 6.

O Etanol, por outro lado, também subiu e já passa dos R$ 4 na maioria das cidades brasileiras. Diante desse aumento de preço é preciso fazer algumas contas na hora de abastecer para conseguir economizar.

Então vem sempre aquela pergunta: como saber se vale a pena colocar gasolina ou etanol no veículo? Para isso é preciso fazer algumas contas. Quer saber mais? Então continue com a gente só mais 3 minutinhos.

Como saber qual melhor combustível colocar no carro?

Na hora de abastecer o carro, o frentista normalmente faz aquela velha pergunta: gasolina ou etanol? Geralmente temos a resposta na ponta da língua. Mas diante do aumento no valor do combustível, agora ficou mais difícil saber.

Anúncios
Publicidade

De acordo com André Brunetta, CEO do Zul+, “analisando friamente o que é mais vantajoso, podemos falar que a gasolina é o mais econômico. Ao abastecer seu carro com ela, você poderá rodar mais até que sinta necessidade de parar em um posto novamente. Porém, ao se aprofundar no tema, concluímos que para se ter uma resposta mais próxima da realidade é necessário fazer alguns cálculos”

Brunetta destaca que o etanol é mais indicado para quem usa o veículo com menos frequência, até porque quando a gasolina fica parada no tanque por muito tempo, ela acaba evaporando, o que não acontece com o etanol.

Publicidade

No entanto, para quem usa o carro com mais frequência e costuma fazer rotas mais curtas, a gasolina pode ser melhor. Pois, segundo André Brunetta, o etanol pode não aquecer o suficiente para uma combustão mais correta.


Veja também:


É preciso fazer cálculos constantemente

O executivo da Zul+ também destaca que o certo é multiplicar o preço da gasolina por 0,73. Se o resultado for superior ao valor do etanol, vale a pena colocar esse último no carro. Já se o resultado for inferior o abastecimento com gasolina é mais indicado.

Publicidade

Esse cálculo, no entanto, é generalizado e em alguns casos pode não indicar a realidade. Por isso, uma outra forma de avaliar qual é a melhor opção é calculando quantos quilômetros por litro cada combustível faz no seu veículo.

Você também pode monitorar os seus gastos com combustível para avaliar com qual deles está economizando mais. Nesse ponto o aplicativo da Zul+ pode ajudar. Até porque com ele dá para fazer o pagamento nos postos Shell direto do celular.

“Como podemos perceber, não é tão fácil responder qual combustível compensa mais. Para tomar a decisão lembre-se de analisar a frequência do uso do carro, o trajeto a ser feito, a relação quilômetro/litro e até o preço da gasolina e do etanol”, conclui Brunetta.

Publicidade

Um pouco mais sobre a Zul+

A Zul+ é uma Autotech que foi lançada no ano de 2017 com o intuito de atender a demanda da zona azul de São Paulo. Hoje a startup já está presente nas principais cidades do Brasil como Belo Horizonte, Salvador, Fortaleza, Cajazeiras e Curitiba.

Dentre os serviços oferecidos para o motorista estão o pagamento rotativo, rodízio com geolocalização, informações de mercado para compra e venda de veículos, alertas de manutenção e concessionárias próprias, dentre outros.

Fora isso, o App também conta com uma seção para pagamentos e parcelamentos de multas, tributos e muito mais. Gostou deste artigo? Então compartilhe com seus amigos nas suas redes sociais.