Iti Itaú

Alguns clientes da carteira digital Iti Itaú, relataram recentemente que tiveram suas contas movimentadas indevidamente. Alguns casos foram compartilhados em páginas da internet e em serviços de reclamação online.
A maioria dos casos relata algumas movimentações estranhas em suas carteiras, como transferências do saldo do cartão de crédito para pessoas desconhecidas. No entanto, quando os clientes tentam entrar no aplicativo eles não conseguem.
Um outro problema que também foi relatado é que quando finalmente os clientes conseguem acessar a sua conta percebem que o número do telefone celular que lá estava cadastrado já não é mais o mesmo.
Golpes envolvendo o Iti
Conforme antecipamos, os golpes que estão acontecendo envolvendo a plataforma Iti do Itaú estão dando o que falar. Afinal, muitas pessoas estão relatando que há movimentações estranhas dentro das suas carteiras digitais.
Além disso, elas relatam que não conseguem acessar o aplicativo quando isso acontece, e quando passado algum tempo, ao acessar o App, notam que outro telefone celular está cadastrado nele, sendo que em alguns casos o DDD é diferente da própria cidade onde moram.
De acordo com um caso apresentado para o Tecnoblog, uma consumidora que não quis se identificar, disse que ao tentar fazer uma compra com o cartão virtual do Iti, não conseguiu. Até aí tudo bem, uma vez que o banco bloqueia o cartão após 24 horas.
No entanto, quando ela entrou no App para gerar um novo cartão, se deparou com a sua conta bloqueada. Para tentar recuperar o acesso ela entrou em contato com a instituição e foi informada que no dia 31 de julho, alguém alterou o número de telefone da conta dela, gerou um cartão virtual e fez uma transferência para uma outra pessoa.
A atendente fez a contestação e ela conseguiu reverter a situação, desbloquear a conta e cadastrar novamente o seu telefone. No entanto, ela diz que não sabe como alguém conseguiu invadir o banco e fazer essas alterações tão facilmente.
Clientes afetados pelo Iti Itaú
Houve um outro cliente que também relatou o seu caso por e-mail para o Tecnoblog. Ele disse que o seu Iti também teve movimentações indevidas usando o seu cartão Itaucard que está cadastrado na plataforma.
Segundo o usuário, as transferências foram feitas para uma pessoa desconhecida, sendo que a senha e o número no cadastro dele foram resetados. Ele disse que a administradora do cartão nem questionou a sua contestação, e ele foi rapidamente ressarcido.
Na semana retrasada, a plataforma acabou bloqueando algumas transações em virtude de uma atualização que estava sendo feita. Os criminosos podem ter se aproveitado desse fato para conseguir cometer as fraudes.
Veja também:
- Magalu lança cartão de crédito sem anuidade e com cashback!
- CVC lança cartão de crédito e dará descontos em hospedagens e passagens
- Recorde de contas abertas do Meu BMG Corinthians surpreende time
Como os ataques podem ter acontecido
Daniel Barbosa, especialista em segurança da informação da ESET, disse ao Tecnoblog que há duas hipóteses para os ataques. Uma é que os criminosos se aproveitaram de algum vazamento para clonar chips de celular com a ajuda de funcionários da operadora.
Com isso, eles conseguiram resetar senhas ou então descobri-las por meio de informações pessoais. Ou a segunda hipótese é que algum funcionário dentro do banco foi aliciado ou está agindo de má fé para ajudar os criminosos, e que nesse caso seria necessário uma auditoria dentro do banco para encontrar o problema.
Em nota o Iti Itaú diz que investe constantemente na segurança dos seus produtos e serviços para garantir a melhor experiência para os seus clientes que podem acessar os canais de atendimento para resolver esse tipo de situação.
O banco também ressalta a importância dos cuidados dos clientes para proteger as suas informações, como a criação de senhas fortes. Além, é claro, de evitar clicar em links suspeitos vindos por e-mail ou SMS.
Gostou deste artigo? Então não deixe de compartilhar com todos os seus amigos e parentes nas suas redes sociais e nos ajude a disseminar o conhecimento.