Lista funcional de objetivos: saiba como montar a sua em 2021

Quer começar o ano com o pé-direito nas suas finanças? Conheça os benefícios de ter sua lista funcional, com metas que quer alcançar ao longo de 2021.

Publicidade
Anúncios

Lista funcional de objetivos

lista funcional de objetivos

Uma lista funcional de objetivos é uma ótima forma para iniciar 2021 com o pé-direito. Ao escrever as suas metas, fica mais fácil de entender o que pode ser cumprido e quais são aquelas opções que devem ser descartadas do baralho. 

Neste artigo, vamos mostrar as melhores dicas para que você aprenda como construir uma ótima lista. Não importa se o seu desejo é ganhar uma renda extra, perder peso ou comprar uma casa própria. Separamos orientações que valem para todos os objetivos.

Então, não perca mais tempo. Continue lendo este artigo e tire todas as suas dúvidas.

Vamos lá? 

Anúncios
Publicidade

Vá com calma 

O primeiro passo é entender que você não é um super-herói. Ao determinar uma meta para o próximo ano, distribua os objetivos em pequenas partes. 

Se você pretende eliminar 15kg, recomendamos dividir uma determinada quantidade para cada mês. 

Publicidade

É a mesma situação do turista que tem como meta fazer uma viagem internacional no final do ano. Não dá para juntar dinheiro de uma hora para outra. Então, economize todos os meses. Dessa forma, será mais fácil alcançar o seu objetivo. Aqui, vale utilizar algumas técnicas interessantes, como o desafio de 52 semanas

Cuidado na hora de escolher as metas 

Um dos erros mais comuns das pessoas é estabelecer metas que não dependem exclusivamente do seu desempenho. Isso é muito ruim, pois prejudica a autoestima e acaba atrapalhando os outros objetivos. 

Vamos voltar ao exemplo do tópico anterior. Se você tem como objetivo perder peso em 2021, vale a pena colocar essa missão em sua lista de metas. É uma tarefa que depende somente de uma única pessoa. Basta fechar a boca, ignorar o refrigerante e praticar exercícios físicos. 

Publicidade

Agora, imagine uma pessoa que tenha muita vontade de entrar na casa do Big Brother Brasil. 

A participação dela pode se concretizar em virtude de vários fatores, que não dependem só dela. Como: é importante ter um bom equipamento ou um ótimo celular para fazer o vídeo de inscrição; a equipe do programa precisa gostar do seu material; é necessário ter dinheiro disponível para participar da etapa que ocorre no Rio de Janeiro (caso não more na cidade), entre outros. 

Em um primeiro momento, essa dica pode parecer óbvia, mas muita gente esquece desse detalhe que é muito importante. 

Publicidade

Veja mais sobre em: 

Seja claro! 

Escreva as suas metas de um jeito que seja fácil de entender. Assim, é mais fácil memorizar quais são os objetivos e quais são as estratégias indicadas para alcançar o sucesso. 

Em vez de escrever “não vou tomar mais cerveja”. Substitua por: “Vou tomar menos cerveja e mais água”. 

Quer mais um exemplo? 

Evite escrever “vou consumir menos fritura durante os dias de semana”. Substitua por “vou reduzir o consumo de frituras durante a semana e trocá-la pelos assados”. 

Provavelmente, você terá mais sucesso com os seus objetivos. 

Publicidade

Não se desespere! 

No filme Whiplash: em busca da perfeição, o protagonista da história nunca desiste dos seus sonhos. Ele sempre teve como meta participar de uma orquestra e fazer apresentações para o público. 

Publicidade

Apesar de errar várias vezes durante o filme, o guerreiro continua firme no seu caminho. A história é ainda mais complicada porque ele sofre “bullying” do seu professor. 

É uma ótima lição de vida para os leitores que buscam atingir alguma meta em 2021. 

“À Procura da Felicidade” é outro clássico que pode servir como motivação para os próximos meses. Na obra, você aprende características essenciais para qualquer área da vida, como persuasão, persistência, força de vontade e auto-desenvolvimento. 

Sabemos que 2020 não foi fácil. Mas com essas dicas é possível construir lindas histórias pelos próximos dias. 


Após descobrir como montar uma lista funcional de objetivos, siga-nos nas redes sociais e conheça outras dicas importantes para a sua rotina financeira, como conta digital, cartão de crédito, empréstimos, investimentos e muito mais.

Publicidade