Mercado financeiro: veja quais são os riscos e oportunidades para 2022

O ano de 2022 está começando e trazendo novas perspectivas econômicas. Esse deverá ser um ano de incertezas, embora a expectativa é que a inflação fique mais controlada do que em 2021.

Publicidade
Anúncios

Mercado financeiro

Todo mundo deseja começar o ano com o pé direito. Entretanto, nada que acontece em nossa vida vem ao acaso. Tudo é fruto de trabalho, planejamento e estudo. E com nossas finanças isso não seria diferente.

O ano de 2021 foi marcado por uma grande turbulência no cenário econômico e fiscal, trazendo uma grande volatilidade para os investidores de renda variável. E esse cenário de incertezas deve perdurar por todo ano de 2022.

Sendo assim, é preciso conseguir entender algumas expectativas econômicas para conseguir encontrar as melhores oportunidades de investimentos no mercado. Quer saber mais? Então vem com a gente neste post.

CARTÃO BANCO INTER
CARTÃO DE CRÉDITO

CARTÃO BANCO INTER

SEM ANUIDADE
 
RECOMPENSAS
Função débito e crédito sem taxas e crédito internacional
Você permanecerá no site atual

Entendendo a inflação e a taxa básica de juros da economia

Dois indicadores que todos os investidores precisam ficar atentos são o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) e a taxa Selic. Afinal, eles servem de parâmetro para vários tipos de investimentos.

Anúncios
Publicidade

Para se ter uma ideia, o IPCA acumulado no ano de 2021 foi de 10,74%. Esse percentual é mais do que o dobro da meta estipulada pelo Banco Central. Para tentar conter a pressão inflacionária, o Copom (Comitê de Políticas Monetárias) eleva a taxa Selic.

Sendo assim, na última reunião do Comitê, a taxa básica da economia passou de 7,75% ao ano para 9,25%. Esse foi um crescimento de 1,5 ponto porcentual. E como esses indicadores influenciam os investimentos?

Publicidade

Basicamente, quando a inflação está com perspectiva de alta e a taxa Selic cresce, há uma migração de ativos de renda variável para ativos de renda fixa. Isso quer dizer que o apetite por risco no mercado diminui.


Leia também:


Expectativas econômicas para 2022

De acordo com Eduardo Cavalheiro, economista e gestor da Rio Verde Investimentos, ao longo de 2022 a expectativa é de que haja uma redução da inflação para o patamar de 5% ao ano, e uma leve elevação na taxa Selic.

No entanto, muitos são os fatores que podem mudar o panorama. Afinal, estamos em um ano eleitoral, e a escolha do candidato poderá impactar nas expectativas do mercado, uma vez que os agentes econômicos são mais simpáticos ao livre mercado, e um candidato mais alinhado com essa política poderia agradar esses agentes.

Publicidade

Contudo, é preciso ter bastante cautela diante das incertezas, não se deixando levar pelo movimento de manada e pânico nos mercados. Tentar acertar o resultado das eleições e posicionar os investimentos para ganhar com isso é uma estratégia arriscada.

O ideal é procurar a diversificação para se proteger nesse cenário. Desse modo, investimentos em ativos de renda fixa prefixados podem ser uma boa alternativa, assim como investimentos que tenham sua rentabilidade amparada na taxa Selic.

Onde investir em 2022?

Como 2022 é um ano eleitoral de muita incerteza, e diante do aumento no número de casos de Covid-19 em todo mundo, o melhor caminho para investir é a diversificação, sendo o setor de tecnologia e infraestrutura os mais promissores.

Publicidade

Entretanto, diante de uma nova possibilidade de restrições para conter a proliferação do vírus, ativos de renda variável podem sofrer uma nova desvalorização, e tudo isso precisa ser considerado no momento de investir.

Por essa razão, ter investimentos em renda fixa é uma boa alternativa, afinal, é uma maneira de diluir o risco. Sendo assim, é preciso em anos de incertezas evitar ativos muito arriscados, ou se assim o fizer, não alocar grande parte dos recursos neles.

Resumidamente, o ano de 2022 pode ser um bom ano para optar por ativos mais conservadores e aproveitar bons momentos de baixa para fazer aquisições no mercado de renda variável, seja na B3 ou em criptomoedas.

Gostou deste artigo? Então não deixe de compartilhar com todos os seus amigos e parentes nas suas redes sociais e nos ajude a disseminar o conhecimento.