Cadastro Positivo: saiba o que é mito e o que é verdade



Anúncios



Anúncios

O Cadastro Positivo está em vigor desde o início deste ano. Mitos e verdades é o que não faltam sobre ele na internet.

Este cadastro que começou a ser construído no final de 2019 ficou conhecido como lista de bons pagadores, e pode ser acessado por qualquer empresa que queira fazer uma consulta de um determinado cliente.

Desse modo, quatro empresas estão autorizadas a receber dados dos clientes para divulgá-los, sendo elas: SPC Brasil, Serasa Experian, Boa Vista e Quod.

Embora o Cadastro Positivo tenha sido uma boa iniciativa para baratear o crédito no país, circulam diversos rumores pelas redes sociais. Alguns são verdadeiros, outros falsos, e é sobre isso que vamos falar neste artigo.



Anúncios



Anúncios

Mas afinal, o que é o Cadastro Positivo?

O Cadastro Positivo é uma plataforma onde são registrados os pagamentos feitos por uma determinada pessoa, e a partir disso é dada a ela uma pontuação conhecida como score de crédito.

Dessa forma, podemos concluir que o Cadastro Positivo pode funcionar como um bom aliado de uma pessoa caso ela não esteja inadimplente. Afinal, as empresas conseguirão ter uma análise mais assertiva no momento de conceder o crédito.


Veja também:



Anúncios

Cartão Ponto Frio e Casas Bahia: quais são as diferenças?

Qual é o melhor cartão: C&A ou Riachuelo?

Empréstimo pessoal: PicPay vai liberar linha de crédito dentro do app


E quais são os mitos sobre o Cadastro Positivo?

O primeiro mito é que todos podem acessar o seu histórico detalhado de pagamentos. Na verdade, o mercado poderá somente saber a sua pontuação de crédito, mas o histórico detalhado só será acessado com a sua permissão.

Um outro mito é que o Cadastro Positivo não respeita o sigilo bancário. Isso é mentira, pois ele não invade a privacidade dos seus dados. As informações que ele possui são relacionadas aos seus pagamentos, como datas, valores da fatura, etc.

Conta corrente, saldo bancário e outras informações deste tipo são protegidas por lei. Portanto, falar que o Cadastro Positivo não respeita o sigilo bancário é uma lenda.

Outro mito é falar que salário e aposentadoria constam no Cadastro Positivo. Nenhuma informação de receita consta, nem salários, nem aposentadorias e nem investimentos que você possui.



Anúncios

Fala-se também que o cadastro positivo prejudica ainda mais quem está com o nome negativado, isso também é um mito. Pois, com o cadastro positivo é possível mostrar que você paga algumas contas em dia e que apesar de ter o nome negativado, possui um controle financeiro atualmente.

Um outro mito é que você é obrigado a estar no Cadastro Positivo. Afinal, você pode reabrir ou cancelar o seu cadastro a qualquer momento. Basta acessar o site do Cadastro Positivo e ir na seção “Outras Solicitações” e efetuar o descadastramento.

E quais são as verdades?

Uma das verdades sobre o cadastro é que as taxas de juros poderão cair, pois as instituições financeiras terão uma informação mais detalhada sobre a sua situação financeira.

Outra verdade é que você poderá ter acesso de forma gratuita as suas informações. Isso inclui a pontuação do seu crédito e o histórico de pagamentos. Ademais, você também pode solicitar a correção de informações incorretas.

Por fim, também é verdade que o seu score de crédito pode cair ou subir com o tempo, dependendo de como você paga suas contas. Se você pagá-las em dia, ou até mesmo antes do vencimento, terá uma pontuação melhor.

Agora, se você costuma atrasar a fatura do cartão de crédito, ou então paga constantemente o valor mínimo, o seu score irá piorar com o tempo. Portanto, fique atento nisso para manter a sua pontuação sempre elevada.

Gostou deste artigo? Deixe o seu comentário, sua sugestão e compartilhe esta notícia com seus amigos nas redes sociais.



Anúncios