O perfil das mulheres no mundo das finanças e empresas!

A trajetória das mulheres no mercado financeiro. Continue a leitura para saber mais sobre essa luta histórica das mulheres, por mais igualdade no mercado de trabalho e no mundo das finanças.

Publicidade
Anúncios

Dia Internacional da Mulher.

Dia internacional das mulheres
Dia internacional das mulheres – Imagem: Rafael Zanelatto

No dia 08 de março é comemorado o dia internacional das mulheres. Essas guerreiras que precisaram lutar por anos a fio para conquistar o seu direito em uma sociedade patriarcal.

Embora muitas conquistas já foram alcançadas, tantas outras ainda precisam ser. E uma delas é a verdadeira independência financeira da mulher. Historicamente no Brasil, o homem sempre ganhou mais do que a mulher.

Um estudo realizado no ano de 2019 mostrou que os homens com ensino superior ganhavam em média 47,24% a mais que as mulheres. Quer saber mais? Então continue por aqui só mais alguns minutinhos.

Como é o papel da mulher na sociedade atual?

Conforme antecipamos, as mulheres estão conquistando seu espaço na sociedade. No entanto, há um longo caminho pela frente ainda, visto que os homens são maioria no mercado de trabalho, ganhando em média mais do que as mulheres.

Anúncios
Publicidade

Contudo, o número de mulheres responsáveis financeiramente pelo lar cresce a cada ano, sendo que hoje, no Brasil, esse número já chega a 34,4 milhões de residências sustentadas apenas pelas mulheres. 

A expectativa é que até 2030 a participação feminina consiga alcançar a participação masculina no mercado. E com o crescimento da mulher no mercado, também cresce a procura por educação financeira por parte delas.

Publicidade

A importância da educação financeira para as mulheres

É cada vez mais comum encontrar lares onde as mulheres são as líderes. Elas trabalham, cuidam dos filhos, da casa e ainda são capazes de pagar todas as contas do lar. Mas e quando o dinheiro não sobra?

Apesar da garra, muitas mulheres se deparam com esse dilema. E por isso o tema educação financeira precisa ser cada vez mais difundido para elas. De acordo com Roger Mitchell Madeira, cofundador da Learmachs, escritório contábil internacional, houve um aumento na procura por temas relacionados a finanças pelas mulheres.

Além disso, dados da GEM Brasil também mostram que a maioria dos novos empreendimentos no país foram fundados por mulheres, segundo uma pesquisa realizada pela Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Publicidade

Dentro desta estatística as mulheres estão começando a se destacar no mercado de trabalho e por isso é tão importante que a educação financeira cumpra o seu papel de atingir o maior número de mulheres possíveis.


Veja também:


Mulheres empreendedoras de sucesso

Segundo o Sebrae, existem 24 milhões de mulheres empreendedoras em todo o país. Esse número já é semelhante ao de homens. No entanto, elas enfrentam mais dificuldades no momento de captar recursos para sua empresa.

Publicidade

Camila Shimada, é Head de People da Dock, uma startup pioneira no país que oferece soluções de tecnologia para empresas que querem construir o seu próprio banco. Ela é formada em ciências contábeis pela USP e administração pela PUC.

Ela pode ser considerada uma mulher de sucesso, assim como Auziane Moraes que com 25 anos também é uma das líderes da Dock. No entanto, ambas tiveram condições de se formar e exercer uma profissão.

Mas pelo Brasil afora existem diversas outras empreendedoras, que sem estudo e sem emprego tiveram que começar cedo a trabalhar por conta própria para conseguir garantir o sustento da família.

São mulheres como a Valéria, a Bárbara, a Thaís e tantas outras que o país precisa pensar em políticas mais efetivas para levar educação financeira e garantir mais igualdade de oportunidades quando o assunto é mercado de trabalho.

Ainda estamos distantes de um modelo social igual para homens e mulheres. Mas essas guerreiras estão mostrando a força que possuem, e a inteligência emocional que nenhum homem tem igual.

Por isso, no dia 8 de março a Fire Cash faz questão de deixar aqui registrado os parabéns para todas essas guerreiras que mesmo diante das dificuldades fazem o Brasil acontecer. Gostou? Então compartilhe nas redes sociais.

Publicidade