Compras de Natal

A primeira parcela do 13º salário já caiu na conta dos brasileiros, e de cada três pessoas, uma vai gastar o dinheiro nas compras de fim de ano. Vale destacar que na Black Friday deste ano, as compras com cartão cresceram 20% em relação ao ano passado.
Portanto, esse movimento na Black Friday deu um sinal positivo para o comércio, que só em compras no cartão de crédito, débito e pré-pago faturou mais de R$ 28 bilhões. Agora os lojistas já pensam no lucro do Natal.
Afinal, essa é uma das épocas mais importantes para o segmento. Até porque, todos os anos as vendas costumam crescer nessa época do ano. Quer saber mais sobre as vendas do Natal 2021? Vem com a gente neste post.
Vendas deste Natal deverão superar 2020
Por conta do aumento de vendas na Black Friday, os lojistas já estão mais confiantes para o Natal deste ano. Embora a inflação tenha sido o grande vilão para o comerciante, a redução no poder de compra do brasileiro parece não ter interferido no ânimo da população.
De acordo com a Confederação Nacional dos Lojistas (CNDL), o setor do comércio deverá retomar o movimento de antes da pandemia, sendo que as vendas no período deverão injetar quase R$ 70 bilhões na economia.
Por conta do avanço na vacinação e o pleno funcionamento das atividades comerciais em todo país, a expectativa é que 77% dos consumidores presenteie este ano, retornando ao patamar de consumo pré-pandemia.
Segundo a pesquisa feita pela CNDL em parceria com o SPC Brasil e Offer Wise Pesquisas, aproximadamente 123,7 milhões de pessoas deverão ir às compras de presentes de Natal.
José César da Costa, presidente da CNDL, acredita que o avanço da vacinação e a reabertura total das atividades comerciais em todo país vão trazer boas expectativas para o setor, mesmo diante de um cenário de dificuldade econômica.
Reabertura da economia gera mais otimismo
Segundo Costa, o fato deste ano possibilitar a realização de festas e eventos sociais e corporativos estimula as compras e o consumo. Apesar de estarmos passando por um momento difícil da economia, a força do Natal se sobrepõe às adversidades.
Até porque, o Natal é o período mais aguardado do ano para os consumidores e comerciantes, e dá indícios de que a disposição dos brasileiros para consumir está retornando, ainda que aos poucos.
Entretanto, vale destacar que 26% dos brasileiros entrevistados não pretendem presentear no Natal, sendo que a principal justificativa é a falta de dinheiro. Além disso, 19% disseram que não gostam ou não têm costume e 16% que estão desempregados.
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Crianças serão as mais presenteadas no Natal
Segundo a pesquisa feita pela CNDL, os filhos serão os mais presenteados neste Natal. Sendo que 62% dos entrevistados pretendem presenteá-los. Na sequência vêm as mães que serão presenteadas por 45% dos entrevistados.
Os cônjuges também receberão presentes de 42% dos entrevistados, e 69% das pessoas disseram que pretendem comprar presentes para si mesmo no Natal. Para se ter uma base, os consumidores pretendem comprar 4,5 presentes para algum familiar ou amigo no Natal.
O ticket médio de cada presente será de R$ 122,78, sendo que metade dos entrevistados desejam gastar até R$ 150 por presente. Dentre os itens mais comprados estão roupas (61%), brinquedos (37%), perfumes e cosméticos (36%) e acessórios (24%).
Embora o varejo físico volte a vender mais em 2021, a internet ainda continua sendo a maior tendência de compras online. Até porque, 45% dos consumidores pretendem fazer compras virtuais, seguidos de 40% que vão comprar em shopping center.
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