Negocie suas dívidas no Mutirão de Negociação Financeira

Com o objetivo de ajudar as pessoas a se organizarem financeiramente, a Febraban está organizando em parceria com outras instituições o Mutirão de Negociação e Orientação Financeira.

Publicidade
Anúncios

Mutirão de Negociação Financeira

Mutirao financeiro

A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) em conjunto com o Branco Central, Senado Federal e Secretaria Nacional do Consumidor, estão oferecendo o Mutirão da Negociação e Orientação Financeira desde o dia 01 de novembro.

Essa é uma boa oportunidade para quem pretende renegociar as dívidas, limpar o nome junto à Serasa, melhorar o score de crédito e organizar o orçamento. Inclusive, é possível ter bastante descontos na renegociação das dívidas.

Além da Febraban, a Serasa também está promovendo um Feirão para ajudar as pessoas que precisam ajustar suas dívidas. Quer saber mais sobre o Mutirão de Negociação Financeira? Então continue com a gente neste post.

CARTÃO BANCO INTER
CARTÃO DE CRÉDITO

CARTÃO BANCO INTER

SEM ANUIDADE
 
RECOMPENSAS
Função débito e crédito sem taxas e crédito internacional
Você permanecerá no site atual

A situação econômica do Brasil

O Brasil passou por momentos muito difíceis nos últimos anos. Em 2015 entramos em uma recessão econômica, e quando tudo parecia que iria se normalizar, chegou a pandemia de Covid-19 trazendo ainda mais dificuldades.

Anúncios
Publicidade

Isso complicou a situação financeira de muitos brasileiros que se viram sem renda de uma hora para outra e trouxe uma certa falta de esperança no futuro. Afinal, de acordo com a pesquisa trimestral da Radar FEBRABAN, 55% dos brasileiros não esperam que sua situação financeira melhore em 2021.

Por conta desse complicado cenário, é que a FEBRABAN decidiu desenvolver o Mutirão de Negociação e Orientação Financeira que começou logo no primeiro dia do mês de novembro.

Publicidade

Leia também:


Como será o Feirão da Febraban?

O Feirão da Febraban está acontecendo desde o dia 01 de novembro e tem como objetivo ajudar as famílias brasileiras na organização das suas dívidas. Inclusive, é possível ter descontos bastante significativos.

Em resumo, serão disponibilizadas oportunidades de renegociação para dívidas em nome de uma pessoa física, dívidas em atraso, dívidas com bancos ou financeiras, dívidas que não possuem bens em garantia, como financiamentos de veículos e imóveis.

Você pode descobrir como andam suas dívidas acessando o site do Banco Central e tirando o seu Registrato. Esse é um extrato das suas dívidas com todas as informações que você precisa ter.

É fácil fazer a renegociação de dívidas?

Publicidade

Fazer a negociação de dívidas é bem simples. Uma vez que você sabe quais são, basta acessar o portal consumidor.gov.br, buscar o nome da empresa que você tem pendências e ver se ela está inclusa no mutirão.

Só para ter uma ideia, são mais de 160 instituições que estão participando. Depois de localizar a empresa, é só clicar em “Registrar reclamação” e então preencher as informações necessárias.

No campo “Problema”, você terá que selecionar a alternativa “Renegociação / Parcelamento de dívida”. Caso não esteja cadastrado, você precisa fazer o seu cadastro no portal e pronto. É só enviar sua reclamação e aguardar a resposta.

Publicidade

Organização e educação financeira

Embora quitar as dívidas seja muito importante para ter mais acesso ao crédito e uma vida mais tranquila, é preciso avaliar muito bem se você terá condições de honrar o acordo que está sendo proposto.

Por isso, antes de renegociar suas dívidas, procure fazer um balanço da sua situação financeira, marcando tudo o que entra e sai do seu orçamento. Deixe um espaço para honrar os seus compromissos e para construir a sua reserva de emergência.

No próprio site da FEBRABAN você encontra cursos e outros materiais de educação financeira que podem te ajudar no momento de fazer o seu planejamento financeiro. Essa busca por conhecimento é essencial.

Sendo assim, o primeiro passo que você precisa dar para conseguir sair das dívidas é justamente organizar as suas finanças. Somente com disciplina e organização você alcançará a tão sonhada liberdade financeira.

Gostou deste artigo? Então não deixe de compartilhar com todos os seus amigos e parentes nas suas redes sociais e nos ajude a disseminar o conhecimento.