Conheça a nova startup Swap

Você já conhece a Swap? Essa é uma startup que oferece serviços financeiros como criação e gestão de carteiras virtuais para outras empresas.
Atualmente existem no Brasil cerca de 700 startups de serviço financeiro. O crescimento dessas empresas está de certo modo ligado ao crescimento da tecnologia.
Cada uma possui uma proposta diferente. Algumas são focadas em ofertas de crédito, outras em facilitação de empréstimo e outras em serviços financeiros para empresas.
Este último é o caso da Swap que tem como público-alvo outros empreendimentos. Recentemente a empresa anunciou mais uma rodada de investimentos de R$ 17,5 milhões.
Segundo os seus fundadores, os recursos captados serão usados para investimentos na estrutura e na captação de novos clientes.
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Crescimento da Swap
Assim como outras fintechs, a Swap viu sua demanda crescer nestes últimos meses por conta da pandemia de coronavírus.
Por essa razão, a startup já está preparando o lançamento de novos produtos como o cartão pré-pago por exemplo. Ainda durante este ano a ideia da empresa é anunciar mais facilidades para os empreendedores.
A Swap foi idealizada por Alexandre Takinami, Douglas Storf e Ury Rappaport com o objetivo de atender diversas empresas.
Storf e Rappaport, antes de idealizarem a startup trabalharam por bastante tempo no aplicativo de mobilidade urbana 99.
Por meio dessa experiência, eles queriam criar uma solução própria de pagamentos para a 99, que até então dependia de vários provedores financeiros para atender os motoristas e passageiros.
No entanto, a ideia logo se expandiu para outras empresas, e uma das inspirações para eles foram as norte-americanas Marqeta e Synapse.Fi.
O início da startup
Com a ideia desenvolvida, os sócios passaram a desenvolver o produto em outubro de 2018, sendo que o primeiro cliente da startup apareceu em julho de 2019.
Para eles, a base dos seus clientes seriam empresas que não trabalhavam no setor financeiro, mas que gostariam de ter carteiras virtuais eficientes e com rápida implementação.
No entanto, uma surpresa surgiu no caminho: o primeiro cliente da empresa foi uma outra fintech. Por isso, a estratégia foi praticamente redesenhada e hoje a Swap atende empresas de tecnologia B2C.
Dentre os clientes estão diversas fintechs, marketplaces e varejistas online. São, portanto, empresas que buscam ter mais ponto de contato com seus clientes virtuais.
No entanto, como essas empresas não conseguem investir em servidores dedicados e especialistas em cabeamento, processamento de informações financeiras e cibersegurança, acabam terceirizando o serviço.
O que é oferecido pela Swap
A Swap, desse modo, oferece para seus clientes criação e gestão de carteiras virtuais white label, onde os clientes podem colocar suas próprias marcas.
Nas contas digitais, o cliente pode oferecer alguns serviços bancários como depósitos, pagamento de contas e transferências bancárias.
Com a chegada da pandemia, a procura pelos serviços oferecidos pela Swap aumentou, pois grande parte das empresas tiveram um grande impacto em suas receitas.
Dessa forma, acabaram sentindo a necessidade de monetizar ainda mais a sua base de usuários. Afinal, ao tomar conta da própria carteira virtual, a empresa gera não somente uma redução de custos mas também uma nova fonte de receita.
Agora, o próximo serviço que será oferecido pela fintech será a permissão que as empresas emitam cartões pré-pagos para os seus consumidores.
Este serviço já está em testes e deverá ser anunciado no próximo mês. Para se ter uma ideia, já existe lista de espera até setembro.
No entanto, a startup ainda está na fase chamada de prova de fogo que é onde tem que escalar até lucrar. Pois, o investimento por enquanto serve para a empresa continuar escalando até ser unitariamente eficiente.
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