O que é um cartão de crédito?

O cartão de crédito pode sim ser um aliado no orçamento familiar, desde que haja um planejamento estratégico para usá-lo. Saiba como aproveitar as vantagens de um cartão!

Publicidade
Publicidade

Cartão de crédito

O cartão de crédito é um dos principais meios de pagamento utilizados em nossa sociedade, justamente pela segurança de reunir o dinheiro em um só lugar, estando ali, sempre acessível.

O cartão de crédito não precisa ser um vilão, mas sim um aliado ao orçamento familiar. É preciso saber como ele funciona, quais as vantagens e as restrições que devem ser observadas.

Somente no Brasil há mais de 123 milhões de cartões de crédito ativos, de acordo com o Banco Central, representando um grande público que o utiliza. Um único cartão pode ter a função de débito e crédito, o que facilita ainda mais o seu uso no dia a dia. Saiba mais sobre os cartões de crédito aqui!


Veja também em:

Anúncios
Publicidade

O que é um cartão de crédito: principais funcionalidades

De maneira bem simples, o cartão de crédito é uma forma de pagamento que possui um limite de crédito para cada pessoa. Com ele, é possível comprar produtos e serviços em todos os estabelecimentos que aceitam cartão – podendo ainda parcelar as suas compras.

O consumidor só começará a pagar pelos serviços quando a fatura fechar, em um dia preestabelecido por ele. O cartão de crédito vem com o nome do usuário, um número na frente e atrás, a data de validade, tarja magnética ou chip, identificador da bandeira (Mastercard, Visa, Elo) e entre outras informações que garantem a segurança do cliente.

Publicidade

Um ponto importante que precisamos mencionar é que os juros do cartão de crédito são maiores, caso a fatura seja paga em atraso ou em sua parcela mínima, reforçando o fato de que é preciso ter uma estratégia para usá-lo.

Quais os requisitos para solicitar um cartão de crédito?

Existem alguns requisitos básicos para você conseguir obter um cartão de crédito, alguns fatores que determinam a sua aprovação e liberação do crédito:

  • Ser maior de 18 anos;
  • Não ter nenhuma restrição em órgãos como o SPC e Serasa;
  • Possuir uma fonte de renda que seja possível mensurar, seja por meio de extratos bancários, holerites, declarações de imposto de renda e etc – a instituição financeira ou banco irá analisar a proposta e aprová-la ou não;

Como funciona a aprovação de um cartão de crédito?

Os cartões de crédito são os mais requisitados ultimamente porque são fáceis de usar no dia a dia, pagar contas e comprar em diferentes estabelecimentos físicos e virtuais. Mas, para ter acesso a todos esses benefícios é preciso passar por uma aprovação de crédito, realizada pelo banco ou instituição que se está solicitando o cartão.

Publicidade

Os dados que geralmente são analisados para aprovar o cartão de crédito para uma pessoa, são:

  • Dados pessoais, como nome completo, CPF, endereço atual e renda mínima;
  • Análise de comportamento de consumo no mercado;
  • Quantas vezes já foi solicitado um cartão de crédito com o mesmo CPF;
  • Se o CPF está inadimplente;

Quando o cartão é aprovado, o cliente recebe uma notificação por e-mail ou diretamente no aplicativo do banco. Caso não seja aprovado, um e-mail também será enviado para o usuário, informando-lhe o motivo da reprovação e o tempo mínimo para que ele faça uma nova solicitação.

Existe também o cartão de crédito consignado, que é destinado às pessoas que possuem salário do INSS (aposentados, pensionistas, servidores públicos e etc), onde o valor mínimo da fatura é descontado diretamente na folha de pagamento.

Publicidade

Uma opção para obter um cartão mesmo estando negativado, é o do tipo pré-pago, que funciona mediante o depósito de dinheiro e pode ser usado na função débito e crédito. O cartão de crédito deve ser um instrumento que ajude no orçamento doméstico e não um vilão. Por isso, usá-lo com consciência e planejamento é essencial. Saiba mais como funciona o cartão pré-pago clicando no botão abaixo!