O que é uma conta digital? Descubra neste post!

A conta digital é uma conta de banco 100% online que pode ser aberta e controlada por um celular, sem a necessidade de se deslocar até uma agência bancária. Leia e saiba como pagar contas, fazer Pix e pedir cartão de crédito com a palma da mão.

Publicidade
Anúncios

Conta digital

conta digital

O que é uma conta digital? Se essa pergunta fosse feita há 5 anos atrás, é bem possível que pouca gente saberia responder. No entanto, com o avanço tecnológico e a chegada da pandemia, esse é um tipo de conta que se popularizou.

Afinal, por meio dela podemos fazer praticamente tudo sem precisar sair de casa. Dá para fazer depósitos, transferências, pagamentos de boletos e até mesmo recarga de celular, usando apenas um smartphone.

Dessa forma, podemos dizer que a conta digital chegou para mudar a forma como lidamos com o dinheiro no nosso dia a dia. Quer saber mais sobre o que é uma conta digital? Então continue com a gente só mais três minutinhos.

O que é uma conta digital?

Em linhas gerais, a conta digital é um tipo de conta que pode ser controlada de forma 100% online. Existem basicamente dois tipos de contas digitais: a conta de pagamento e a conta corrente. Há pouca diferença entre elas.

Anúncios
Publicidade

Até porque, ambas permitem que você faça transferências, pagamentos de boletos, depósitos via boleto, retiradas em caixas eletrônicos, compras com cartão e até mesmo recarga de celular.

Praticamente todas elas também permitem que você faça o cadastro de uma chave Pix por lá. E uma vez com a chave Pix cadastrada dá para fazer transferências gratuitas a qualquer hora do dia, em qualquer dia da semana.

Publicidade

A conta corrente digital ainda permite o depósito de cheques sem precisar sair de casa. É só nominar ele, tirar uma foto da frente e do verso do documento e então enviar pelo App. Em dois dias úteis o cheque é compensado na conta.


Veja também:


Quais são as vantagens da conta digital?

A principal vantagem de uma conta digital é a praticidade que ela oferece para seus clientes. Afinal, você não precisa sair de casa para fazer nada. Tudo é resolvido pelo próprio aplicativo de maneira fácil e intuitiva.

Publicidade

O BMG, por exemplo, tem uma assistente virtual na conta digital chamada Duda, ela está sempre disposta a ajudar e a tirar as dúvidas dos seus clientes. Em resumo, não há um gerente da conta tentando te empurrar produtos e serviços.

Um outro aspecto positivo da conta digital é que na maioria dos casos, só do dinheiro ficar parado na conta ele já rende mais do que a poupança. No PicPay, por exemplo, o dinheiro parado rende 150% do CDI.

Alguns bancos como o Inter e C6 Bank ainda oferecem uma plataforma completa de investimentos para os seus clientes. Dessa forma, dá para construir a sua reserva de emergência por lá de forma bem simples e prática.

Publicidade

E como não poderia deixar de ser, praticamente todas elas são isentas de mensalidade, e ainda oferecem um cartão que pode ser usado como débito, ou crédito em alguns casos que não possuem nenhuma taxa de anuidade.

Como fazer para abrir uma conta digital?

A abertura da conta digital é bastante simples. Basta escolher a fintech, que hoje são muitas, como Banco Pan, BMG, Nubank, Banco Inter e baixar o App. Com o App instalado é só começar o preenchimento do cadastro.

Uma vez que o cadastro é aprovado a conta estará aberta, então é só fazer o primeiro depósito para começar a movimentação. Não tem segredo. Com o tempo, você vai se familiarizando ainda mais com essa tecnologia.

O avanço dos bancos digitais está tão rápido que em pouco tempo não haverá mais agências bancárias pela cidade. Gostou deste artigo? Então compartilhe com seus amigos e parentes nas suas redes sociais.