O que fazer quando a TED não cai na conta no mesmo dia?

A transferência TED, diferente do Pix, se for feita fora do horário comercial, será creditada na conta de destino somente no próximo dia útil. No entanto, quando isso não acontece é preciso tomar algumas medidas.

Publicidade
Anúncios

Transferência TED

Transferência TED

A pandemia mudou drasticamente a nossa relação com o dinheiro, e se até há algum tempo era preciso ir em uma agência bancária para fazer transações, hoje isso não é mais preciso. Principalmente transferências.

O Pix chegou para facilitar ainda mais as transferências entre pessoas físicas e jurídicas, mas ainda há quem prefira usar o bom e velho TED. Ela é uma operação que pode ser feita em poucos cliques e o dinheiro cai na hora na conta de destino.

O grande problema é quando você faz uma TED e o dinheiro não é creditado na hora e então vem aquela velha pergunta: o que fazer agora? Quer saber? Então continue só mais três minutinhos com a gente por aqui.

CARTÃO VIVO ITAUCARD CASHBACK
CARTÃO DE CRÉDITO

CARTÃO VIVO ITAUCARD CASHBACK

CASHBACK
 
FÁCIL ACEITAÇÃO
Um cartão com descontos incríveis nas lojas Vivo!
Você permanecerá no site atual

O que é uma transferência TED?

Antes de mais nada, vamos falar um pouco sobre o que é a transferência TED. Vale destacar que essa é a sigla de Transferência Eletrônica Digital (TED) que é uma operação financeira cuja característica é creditar o dinheiro no mesmo dia na conta de destino.

Anúncios
Publicidade

Essa é, inclusive, a principal diferença do TED para o DOC, pois enquanto no TED a transferência é creditada no mesmo dia, no DOC ela só cai na conta do destinatário na virada do dia, ou seja, à meia-noite.

Uma transferência TED normalmente demora cerca de duas horas para cair na conta do destinatário, mas isso se a transação for feita antes das 17h e em dia útil, caso contrário, ela será creditada somente no próximo dia útil.

Publicidade

Veja também:


O que leva uma TED a não cair no mesmo dia na conta?

Embora a TED seja uma transferência cujo valor será creditado no mesmo dia na conta de destino, isso nem sempre pode acontecer. Um dos motivos é se ela for feita fora do horário comercial, que no caso é até as 17h. Nesse caso,ela será creditada somente no próximo dia útil.

Além disso, se ela for realizada em um feriado, sábado e domingo, também não será creditada no mesmo dia. Isso acontecerá somente no próximo dia útil. É importante ficar atento aos feriados municipais e estaduais.

Pois, pode acontecer de você realizar uma TED em um dia útil, mas na cidade ou estado do destinatário não ser um dia útil, aí a transferência será feita somente no próximo dia útil. Então é preciso atenção.

Publicidade

Caso tudo esteja certo e ainda assim a TED não foi creditada na conta de destino pode acontecer de alguma informação que você inseriu estar errada. Nesse caso o dinheiro volta para sua conta corrente, mas isso pode demorar até 1 dia útil.

Ademais, você também pode ter feito uma TED agendada, e isso faz com que ela caia somente no dia seguinte. Também podem acontecer instabilidades bancárias fazendo com que a TED demore mais do que o normal para cair na conta de destino.

O que fazer quando a TED não cai na conta?

Se o TED não cair na conta de destino no próximo dia útil e não retornar para sua conta, é preciso procurar a sua agência bancária para saber o que aconteceu. Afinal, o dinheiro pode ter ido parar em uma conta desconhecida.

Publicidade

Por isso, uma das alternativas para o TED é o Pix que pode ser usado a qualquer hora do dia, em qualquer dia da semana. Inclusive, após o seu surgimento, as operações via TED e DOC tiveram uma queda vertiginosa.

Gostou deste artigo? Então não deixe de compartilhar com todos os seus amigos e parentes nas suas redes sociais e nos ajude a disseminar o conhecimento.