O que já dá para pagar usando o Pix? Confira!

O Pix é a plataforma de pagamentos e recebimentos do Banco Central que já está disponível para uso desde o ano passado. Ela possibilita a realização de transferências a qualquer hora do dia, em qualquer dia da semana.

Publicidade
Publicidade

Pix

Pix

O Pix chegou no final de 2020 trazendo uma verdadeira mudança em nossas vidas. Para se ter uma ideia, já nos acostumamos tanto com essa plataforma que já nem imaginamos a nossa vida sem ela, não é mesmo?

É só pensar: quanta coisa você não paga hoje usando o Pix? Com certeza bastante. A pizza que nós pedimos, uma encomenda no Mercado Livre, as contas de consumo e até mesmo aquele amigo que precisamos rachar a conta.

Afinal, agora ao fazer um churrasco de final de semana, já dá para rachar a conta e cobrar a parte devida de cada um. Enfim, hoje dá para pagar praticamente tudo com o Pix, e essa plataforma deverá crescer ainda mais.

CARTÃO MEU BMG
CARTÃO DE CRÉDITO

CARTÃO MEU BMG

NEGATIVADO
 
SEM ANUIDADE
Um cartão de crédito que tem a sua cara!
Você permanecerá no site atual

Pagamento de tributos via Pix

Só para ter uma ideia, hoje dá para pagar até tributos via Pix. Na primeira fase de implantação o pagamento foi liberado para empresas que são obrigadas a entregar a Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais Previdenciários de Outras Entidades e Fundos (DCTFWeb). Dessa forma, o DARF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais) passou a contar com um QR Code.

Anúncios
Publicidade

Agora, passados 8 meses da chegada do Pix, já dá para pagar o Documento de Arrecadação do eSocial (DAE), Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS), e também o recolhimento de impostos junto a Previdência Social.

Contas de consumo

Por meio de um acordo firmado entre os Técnicos do Banco Central e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), as contas de energia podem ser pagas através do Pix, pois os boletos emitidos pelas concessionárias são entregues com um QR Code Pix impresso.

Publicidade

Além disso, muitas operadoras de celular também estão disponibilizando a fatura do mês para o pagamento via Pix. Mas é preciso destacar que nesse caso depende de cada operadora disponibilizar esse serviço ao consumidor.


Veja também:


Jogos de loteria e títulos de capitalização

Se você é aquelas pessoas que gostam de apostar em jogos de loterias ou títulos de capitalização como a telesena, saiba que já dá para fazer o pagamento delas através do Pix também. Interessante, não é mesmo?

Hoje grande parte das casas lotéricas já estão disponibilizando essa opção para os seus clientes. Então você pode selecionar o jogo que deseja, ou adquirir o título de capitalização e fazer o pagamento com o QR Code do Pix.

Boletos em geral

Publicidade

Também é possível pagar os mais variados boletos via Pix hoje em dia. Grande parte deles, além do código de barras que é oferecido, já estão vindo com o QR Code do Pix para facilitar o pagamento.

Se a compra for online, você pode escanear esse código ou então usar o chamado Pix copia e cola, colando um código que é emitido pelo vendedor no seu aplicativo no momento de fazer o pagamento da conta.

Transferências para estabelecimentos em geral

Por fim, dá para pagar diversos estabelecimentos informando a chave Pix por meio de transferências. Como elas podem ser feitas a qualquer hora do dia, em qualquer dia da semana, praticamente todo mundo já está aceitando o Pix.

Publicidade

Hoje o Pix só perde para os cartões como forma de pagamento, mas com o avanço da tecnologia não vai demorar muito para a plataforma do Banco Central ser o principal meio de pagamento dentro do Brasil.

E você, já está usando o Pix para pagar as suas contas? Se gostou deste artigo não deixe de compartilhar com todos os seus amigos e parentes nas suas redes sociais e nos ajude a disseminar o conhecimento.