Open Finance no Itaú já começou. Entenda!

Com a chegada do Open Finance ao Brasil, as instituições bancárias já estão se preparando para o compartilhamento de dados dos clientes. Inclusive, no Itaú o Open Finance já começou.

Publicidade
Publicidade

Open Finance no Itaú

Open Finance Itaú

Estamos vivendo uma verdadeira revolução no sistema financeiro nacional. Afinal, depois de anos presos a uma instituição bancária, agora finalmente conquistamos a nossa liberdade. E isso só foi possível por conta do Open Finance.

Esse é um sistema bancário aberto que começou a ser implantado no Brasil em fevereiro deste ano e que torna os consumidores donos dos seus dados. Ou seja, a partir de agora você pode compartilhar os seus dados bancários com quem desejar.

Como consequência, teremos mais agentes entrando no mercado, oferecendo produtos financeiros com custo mais competitivo e mais acessível para os clientes. Quer saber mais sobre essa novidade? Vem com a gente neste post.

CARTÃO ITAUCARD CLICK
CARTÃO DE CRÉDITO

CARTÃO ITAUCARD CLICK

SEM ANUIDADE
 
RECOMPENSAS
Um cartão repleto de benefícios para você!
Você permanecerá no site atual

O que é o Open Finance?

O Open Finance é um sistema bancário aberto. Ele começou a ser aplicado na Europa na década passada e agora está chegando ao Brasil. Resumidamente, ele muda a dinâmica com que os seus dados são tratados.

Anúncios
Publicidade

Até então, os bancos eram os donos dos seus dados, o que lhes dava uma grande vantagem competitiva. Imagine que você tivesse um relacionamento de longos anos com a Caixa Econômica Federal.

E em um determinado momento precisou de um empréstimo, porém não conseguiu a liberação pela Caixa. Para você conseguir esse empréstimo por outro banco, era necessário começar toda a construção do relacionamento bancário.

Publicidade

Ou seja, abrir uma conta, começar toda a movimentação para o banco entender o seu perfil e dispor do crédito que você precisava. Agora com a chegada do Open Finance, isso não é mais necessário, basta apenas que você compartilhe os seus dados com o banco.


Veja também:


Você escolhe com quem e quando

Sendo assim, você agora escolhe com quem e quando compartilhar os seus dados. Isso quer dizer que nenhum banco poderá compartilhar dados de clientes sem que eles autorizem que esses dados sejam compartilhados.

Dessa forma, você passa a ser o dono dos seus dados e não mais o banco. Lembrando que a autorização para acesso aos dados tem validade máxima de 12 meses e pode ser alterada ou retirada a qualquer momento.

Publicidade

Esses dados são compartilhados via API que significa Interface de Programação de Aplicativos, e são recursos usados mundialmente para a comunicação entre softwares na internet, atuando como ponte entre sites, aplicativos e afins.

Com esse API aberto, as instituições que receberem o consentimento do cliente e que participam do Open Finance, passam a consultar esses dados e podem desenvolver produtos e serviços baseados no seu comportamento bancário.

Então o Open Finance é seguro?

Apesar das APIs serem abertas, o Open Finance é um sistema que funciona de acordo com normas, legislação, regras e boas práticas impostas pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) e pelo Banco Central.

Publicidade

Ou seja, a plataforma funciona como um contrato que tem cláusulas obrigatórias aos participantes que desejam fazer parte do compartilhamento e acesso de dados. Inclusive, as instituições financeiras se comprometem a compartilhar os dados dos seus clientes sob o devido consentimento, caso queiram ter acesso aos demais bancos.

A chegada do Open Finance é vista como uma boa alternativa para estimular a eficiência, integração e cooperação entre os bancos. Sendo assim, as instituições podem complementar os serviços uma das outras de modo que o beneficiado seja sempre o cliente.

Por isso, podemos dizer que estamos diante de uma verdadeira revolução. E o Itaú já embarcou nessa, sendo que você pode compartilhar os seus dados com o banco e ter acesso a inúmeros produtos e serviços da instituição.

Gostou deste artigo? Então não deixe de compartilhar com todos os seus amigos e parentes nas suas redes sociais e nos ajude a disseminar o conhecimento.