Open Finance Santander: entenda quais são os seus benefícios

Com a chegada do Open Finance ao Brasil, muitos bancos já estão se preparando para atender os seus clientes da melhor maneira possível. Esse é o caso do Santander que oferece vantagens para quem compartilhar os seus dados com a instituição.

Publicidade
Anúncios

Open Finance Santander

Open Finance Santander

O Brasil está passando por uma mudança profunda no sistema financeiro nacional. Tudo começou no ano passado com a introdução da plataforma Pix que permite a transferência de valores a qualquer hora do dia em qualquer dia da semana.

Neste ano, uma outra grande mudança está começando a ser introduzida. Trata-se do Open Finance que muda a nossa relação com o banco. Em resumo, você passa a ser o dono dos seus dados daqui para frente.

Até então, o banco era o dono dos seus dados, e acabava escondendo-os a sete chaves, o que gerava uma vantagem competitiva para eles. Mas, na prática, o que isso muda? Quer saber? Vem com a gente neste post.

CARTÃO SANTANDER SX
CARTÃO DE CRÉDITO

CARTÃO SANTANDER SX

SEM ANUIDADE
 
PONTOS
Cartão de crédito Santander SX que pode ser sem anuidade
Você permanecerá no site atual

O que é o Open Finance?

O Open Finance é um modelo de banco aberto que começou a ser introduzido na Europa na última década e agora está chegando ao Brasil. Conforme antecipamos, você passa a ter liberdade de compartilhar os seus dados financeiros com quem quiser.

Anúncios
Publicidade

Até a introdução desse sistema, o banco era o dono dos seus dados. Por isso, ele acabava guardando-os a sete chaves, e você acabava, de certo modo ficando preso a uma instituição bancária.

Por exemplo: ao ter um relacionamento com a Caixa Federal, você geralmente só conseguia empréstimos lá. Se quisesse ter um empréstimo no Santander, precisaria começar toda movimentação financeira nesse banco.

Publicidade

Agora isso não é mais necessário. Pois, ao compartilhar o seu histórico financeiro com o Santander, você poderá ter acesso a produtos sem a necessidade de ter que começar toda a construção de uma movimentação bancária.


Veja também:


O compartilhamento de dados via Open Finance é seguro?

Apesar de ser um sistema de compartilhamento aberto de dados, o open finance é seguro. Até porque, os seus dados não são compartilhados entre as instituições financeiras sem a sua autorização.

Inclusive, o sistema respeita a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) que trata sobre o assunto no Brasil. Portanto, o compartilhamento das suas informações bancárias somente acontece com a sua autorização.

Publicidade

No caso do Santander, quando você compartilha os seus dados com o banco, ele passa a conhecer melhor o seu perfil. Com isso, você ou sua empresa passam a ter mais limite de crédito, taxa mais competitiva e melhores condições de cartão.

Por exemplo, se o banco no qual você possui conta sempre liberou um limite de crédito pequeno no cartão, e você nunca conseguiu cartão em outro banco, agora ficará bem mais fácil conseguir ao fazer o compartilhamento dos seus dados.

Quais são os benefícios do Open Finance Santander?

O principal benefício do Open Finance é que você terá acesso mais facilitado ao crédito. Isso quer dizer que as chances de você conseguir um empréstimo com taxas mais atrativas e prazos maiores será muito maior.

Publicidade

Além disso, por conta do aumento na concorrência e na oferta de produtos financeiros, os juros de empréstimos, assim como do rotativo do cartão e do cheque especial deverão cair vertiginosamente pelos próximos anos.

Outra vantagem de compartilhar os dados com o Santander, é que você pode fazer a gestão da sua vida financeira, gerenciando os seus contratos com o Santander e com outras instituições de um lugar só.

Isso mesmo, com a plataforma Santander On, você não gerencia somente a sua relação com o Santander, mas sim com as demais instituições bancárias nas quais você possui algum tipo de relacionamento. É muito mais controle e flexibilidade para sua vida.

Gostou deste artigo? Então não deixe de compartilhar com todos os seus amigos e parentes nas suas redes sociais e nos ajude a disseminar o conhecimento.