Orçamento comprometido? Confira 5 dicas importantes para sair do vermelho

A organização do orçamento é essencial para você não comprometer os seus ganhos e fechar todo mês no vermelho. Para isso é importante ter foco e disciplina para seguir algumas dicas importantes.

Publicidade
Publicidade

Orçamento comprometido

Orçamento comprometido

Quer coisa pior que chegar no final do mês e ver que o seu dinheiro simplesmente desapareceu? Você pensa daqui, dali e não consegue saber onde foi parar o seu suado salário? Situações assim são mais comuns do que parecem.

Afinal, se você não tiver uma organização do seu orçamento, o seu dinheiro pode ir para o pagamento de juros, imprevistos ou até mesmo nas compras por impulso, que são muito comuns na nossa vida.

E para ajudar você a organizar as suas contas e não fechar todo mês no vermelho, separamos logo abaixo 5 dicas importantes que vão fazer toda a diferença na sua vida financeira. Dá só uma conferida nelas!

CARTÃO NEXT
CARTÃO DE CRÉDITO

CARTÃO NEXT

SEM ANUIDADE
 
CASHBACK
Um cartão de crédito como nenhum outro!
Você permanecerá no site atual

1 – Comece criando um orçamento mensal

Um grande erro que a maioria das pessoas cometem é não saber exatamente para onde está indo o dinheiro. Por isso, um passo importante é começar criando um orçamento mensal, marcando todas as entradas e saídas.

Anúncios
Publicidade

Para ajudar nisso, você pode concentrar os seus recebimentos e pagamentos em uma conta corrente, evitando usar dinheiro físico. Assim, fica mais fácil de organizar. Pois, no extrato será possível ver onde você gastou durante o mês.

Dessa forma, basta fazer uma planilha em Excel, ou até mesmo baixar um App de organização financeira e começar a marcar tudo o que está descrito no extrato. Feito isso, você pode começar a ver onde é possível cortar.

Publicidade

2 – Procure não fazer nenhuma compra por impulso

Grande parte do desequilíbrio do nosso orçamento é causado pelas compras por impulso, por isso é fundamental evitá-las. Assim sendo, sempre antes de realizar um consumo, avalie se você realmente precisa dele.

Se sentir um desejo enorme para comprar uma roupa ou sair de casa para comer, respire, repense e deixe a ansiedade passar. Somente assim você evita gastar um dinheiro que no final do mês poderá fazer falta no seu orçamento.


Veja também:


3 – Jamais pague o mínimo do cartão ou entre no cheque especial

Uma outra dica importante é nunca pagar o mínimo do cartão ou entrar no cheque especial. Esse tipo de crédito é um dos mais caros do mercado. Se você se descontrolar e acabar caindo nessa, verá o seu orçamento ser corroído pelas taxas de juros.

Publicidade

Por isso, procure ponderar sobre os seus gastos durante o mês, e se você não conseguir pagar a fatura do cartão, opte por uma renegociação e parcelamento. Assim os juros serão menos corrosivos e você ganhará prazo para se restabelecer.

4 – Se possível evite fazer compras no prazo

As compras a prazo ajudam na realização de grandes sonhos como ter um carro, um novo eletrodoméstico, uma bicicleta etc. No entanto, elas acabam comprometendo uma grande parte do nosso orçamento.

O perigo disso é que, ao fazer uma prestação, você se compromete com ela por um determinado período de tempo, e se você ficar sem renda nesse tempo, simplesmente acabará contraindo uma grande dívida.

Publicidade

Por isso, procure guardar o dinheiro para fazer compras somente à vista. Pois, se surgir algum imprevisto, o máximo que acontecerá é em algum mês você não conseguir guardar aquele valor, e terá que retardar a compra do que deseja.

5 – Faça uma reserva de emergência para imprevistos

Por fim, ao organizar o seu orçamento, sempre separe um valor para construir a sua reserva de emergência. Ela é essencial para momentos de imprevisto como uma oficina mecânica, ou então um gasto médico que possa surgir.

Se você não separar um valor para essa construção, qualquer imprevisto poderá comprometer o seu orçamento doméstico e você entrará em uma dívida. Por isso, todo cuidado é essencial.

Portanto, se você quer ter uma vida financeira um pouco mais tranquila, livre dos imprevistos que possam surgir e comprometer o seu orçamento, basta seguir essas dicas que demos neste artigo.

Gostou? Então não deixe de compartilhar com todos os seus amigos e parentes nas suas redes sociais e nos ajude a disseminar o conhecimento.