Pagamento por aproximação: saiba como evitar fraudes!

Com o crescimento do pagamento por aproximação, aumentou também o número de fraudes se aproveitando dessa tecnologia. Por isso é importante tomar alguns cuidados para não se tornar uma vítima deles.

Publicidade
Anúncios

Pagamento por aproximação

Pagamento por aproximação

Nesse último ano nos acostumamos tanto com o pagamento por aproximação que parece que ele está presente na nossa vida há muito tempo. A verdade é que essa tecnologia foi inventada no ano de 2019, há pouco mais de dois anos.

Por conta da pandemia de Covid-19 ela se expandiu em grande velocidade nos últimos tempos. E hoje praticamente usamos essa tecnologia de forma quase automática. No entanto, é preciso ter alguns cuidados para evitar fraudes.

Até porque, muitos fraudadores aproveitam os horários de pico em estações de ônibus e de metrô para encontrar alguém com o cartão posicionado no bolso, de forma que ele possa passá-lo sem a necessidade da senha.

CARTÃO SANTANDER SX
CARTÃO DE CRÉDITO

CARTÃO SANTANDER SX

SEM ANUIDADE
 
RECOMPENSAS
Um cartão que já vem com a tecnologia por aproximação!
Você permanecerá no site atual

Como são os golpes no pagamento por aproximação?

Conforme antecipamos, o golpe mais comum acontece nos horários de pico em estações de metrô e ônibus lotadas. O fraudador, nesse caso, fica tentando pescar um cartão que esteja posicionado em bolsos laterais das vítimas.

Anúncios
Publicidade

Assim que ele encontra um, faz a aproximação da sua maquininha de cartão, podendo aplicar golpes de até R$ 200 que é o valor limite que um cartão pode ser aproximado sem a necessidade de informar a senha.

Os golpistas também acabam se aproveitando de eventos lotados para aplicar o mesmo golpe, embora, por conta da Pandemia tais eventos estão se tornando mais escassos. Por isso é importante tomar alguns cuidados para não cair em tais golpes.

Publicidade

Veja também:


Como evitar esse tipo de fraude?

Uma das maneiras mais práticas e seguras para evitar esse tipo de fraude é usando a capa de cartão com bloqueio RFID. Esse é um tipo de capa que evita a transmissão de informações entre o cartão de crédito e a maquininha.

Dessa forma, o cartão só poderá ser usado quando ele for removido da capinha. Há opções de bolsas e carteiras com bloqueio RFID. Elas também bloqueiam o sinal. E o cartão só poderá ser usado quando removido do ambiente.

Uma outra possibilidade é a ativação e desativação da função RFID diretamente no app da emissora de cartão, de acordo com a necessidade de uso. Isso ajuda bastante a evitar fraudes, zelando pela sua segurança.

Publicidade

É importante ter sempre o máximo cuidado na hora de fazer o pagamento por aproximação. Afinal, não é necessário entregar o cartão para ninguém. Você só precisa aproximá-lo da maquininha.

E sempre quando tiver que fazer o pagamento, antes de aproximar o cartão da maquininha veja se a função escolhida está correta, assim como o valor da sua compra. São pequenos cuidados que podem evitar aborrecimentos futuros.

A evolução dos pagamentos por aproximação

Por se tratar de uma nova tecnologia, o pagamento por aproximação ainda evoluirá bastante nos próximos anos. Inclusive já estão sendo testados pagamento por leitura facial, pagamentos por biometria, para garantir ainda mais a segurança do usuário.

Publicidade

A tendência é que essa tecnologia passe a ser usada com cada vez mais frequência pelas pessoas e por isso o cuidado com segurança tornou-se uma verdadeira necessidade. Inclusive, hoje praticamente todos os cartões já vêm com a tecnologia NFC.

Em resumo, ao tomar esses cuidados, a tecnologia por aproximação torna-se uma forte aliada. Afinal, você não precisa ter o contato físico com a maquininha de cartão, e não precisa sequer introduzir a senha.

Em alguns casos, como no cartão Santander SX, você ainda tem a opção de ter uma pulseira que funciona como um cartão. Ela é ideal para quem gosta de caminhar, andar de bicicleta e não quer levar a carteira junto.

Gostou deste artigo? Então não deixe de compartilhar com todos os seus amigos e parentes nas suas redes sociais.