Para fechar as contas, 38% dos brasileiros buscam renda extra

Cerca de 38% dos brasileiros buscaram uma fonte de renda extra para pagar contas.

Publicidade
Anúncios

Acordo Certo

Devido à pandemia, muitos brasileiros ficaram sem emprego, e agora precisam de uma renda extra para conseguir fechar as contas. Segundo levantamentos, em média, 38% dos brasileiros estão fazendo “bicos” para conseguir honrar as contas e dívidas no final do mês.

Algumas das principais atividades que estão sendo executadas são a venda de alimentos e trabalhos como freelancers. Com a reforma da previdência, a dupla jornada do brasileiro é uma realidade cada vez mais comum. 

Os estudos foram feitos pelo Acordo Certo, e concluíram que 38 a cada 100 brasileiros em média precisam de renda extra para não ficarem no vermelho.

EMPRÉSTIMO ACORDO CERTO
EMPRÉSTIMO

EMPRÉSTIMO ACORDO CERTO

DINHEIRO RÁPIDO
 
ANÁLISE RÁPIDA
Obtenha ajuda para quitar dívidas com juros menores
Você permanecerá no site atual

Pandemia obrigou trabalhadores e buscarem renda extra

De todas as pessoas que entraram nas estatísticas de buscarem uma renda extra, quase 60% iniciaram as novas atividades durante a pandemia da Covid-19, e para 50% delas, o motivo foi honrar o pagamento de dívidas.

Anúncios
Publicidade

A segunda causa, que corresponde a 30% dos trabalhadores, foi por conta do aumento das contas, especialmente de gás, energia e super mercado, devido à alta da inflação, aumento do dólar e crise gerada pela guerra entre a Rússia e a Ucrânia. E em terceiro lugar, com 17%, pessoas que perderam seus empregos fixos.

A pesquisa foi realizada em abril de 2022, e 2.017 pessoas foram entrevistadas, sendo 54% mulheres e 46% homens. A pesquisa incluiu pessoas de todo o Brasil, na faixa etária de 18 a 65 anos. Mais da metade dos entrevistados tinha emprego fixo antes da pandemia, com carteira assinada e renda de pelo menos dois salários mínimos.

Publicidade

Segundo Bruna Allemann, educadora da Acordo Certo, “diante da incerteza econômica, marcada pela queda da renda familiar e pelo aumento da pobreza no país, muitos precisaram recorrer a um segundo emprego. Já os que ficaram desempregados tiveram que trabalhar por conta própria, para arcar com as despesas básicas de sobrevivência”. 

O que as pessoas estão fazendo para obter uma renda extra?

Confira a seguir as principais atividades que as pessoas estão buscando para complementar a renda:

  • Venda de alimentos: 15%;
  • Freelancer relacionado à própria profissão: 13%;
  • Manutenção: 13%;
  • Venda de roupas: 12%;
  • Comercialização de produtos de catálogo: 11%;
  • Motorista de apps: 8%;
  • Prestação de serviços estéticos: 8%.

“Para 82% dos respondentes, a atividade extra é essencial para sustentar a família. As horas de trabalho a mais são desgastantes para 57% dos entrevistados, e 80% pretendem continuar com a segunda ocupação, mesmo depois de conseguirem equilibrar as contas. “O custo de vista aumentou para todos. Além da parcela que já tem uma atividade extra, a pesquisa mostrou que outros 70% gostariam de ter um trabalho complementar para obter mais dinheiro”, complementa Bruna.

Publicidade

De acordo com outros especialistas, muitos brasileiros passaram a abrir mão até de itens essenciais, como moradia e alimentação, além dos menos importantes mas necessários, como entretenimento e estética. Era esperada a necessidade de complementar a renda, uma vez que os salários não acompanham a inflação. 

Segundo Adriana Schneider, especialista em desenvolvimento humano, “há segmentos que já sofriam antes da pandemia e após isso piorou. Alguns foram muito prejudicados, como o de serviços, principalmente eventos, bares e restaurantes. É difícil ter uma remuneração mais alta, o que deve levar muito tempo. Tem sido um caminho para complementar para além de um trabalho CLT, seja usando uma habilidade manual, como cozinhar, artesanato ou trabalhar como motorista de aplicativo”, comentou.

Além das alternativas explicadas pelas especialistas, uma área que está em alta é a compra e revenda de produtos internacionais, uma vez que os preços podem ser encontrados por um valor bem menor em países como China e Estados Unidos.

Publicidade

Compartilhe este conteúdo em suas redes sociais e ajude-nos a disseminar a informação. Você pode ajudar outras pessoas que estejam precisando de uma renda extra simplesmente por compartilhar essa matéria.