Perfil de investidor: descubra qual é o seu!

Descubra qual é o seu perfil de investidor e entenda quais são as melhores estratégias para alcançar os seus objetivos, sem comprometer o orçamento.

Publicidade
Anúncios

Perfil de investidor

perfil investidor

A identificação do perfil de investidor é muito importante para as pessoas que pretendem entrar no mundo das finanças. 

Com esse conhecimento, você consegue entender quais são as melhores estratégias para alcançar os seus objetivos, sem comprometer o orçamento. Caso contrário, perderá tempo e dinheiro. 

O lado positivo é que conhecer o seu perfil é mais simples do que parece. 

Neste artigo, vamos apresentar quais são as opções mais conhecidas: conservador, moderado e arrojado.

Anúncios
Publicidade

Quer descobrir qual é o seu perfil? 

Continue a leitura e tire todas as suas dúvidas. 

Publicidade

Quais são os tipos de investidores? 

A partir de agora, vamos listar quais são os tipos de investidor que existem. 

Conservador

Vamos iniciar a nossa lista falando sobre o perfil do conservador. Trata-se de um indivíduo mais comedido, ou seja, ela não gosta muito de riscos quando envolve dinheiro. 

É o estilo de investidor que prefere ter metas fixas como a aquisição de um imóvel ou um investimento que contém remuneração mais segura. 

Publicidade

Ele não gosta de muitos riscos ou de investimentos que exigem um conhecimento mais avançado. 

Para essa pessoa, é melhor viajar em uma estrada sem muitas curvas, mesmo que demore mais tempo para alcançar o destino escolhido. 

Os investimentos mais indicados para o perfil são: CDBs, Fundos DI, Fundos de Renda Fixa, LCI e LCA. 

Publicidade

Moderado 

Outro perfil de investidor bastante conhecido na área de finanças é o moderado. Ele tem um conhecimento diferente do conservador. 

As pessoas que se enquadram nesse estilo entende que existem opções que trazem retornos financeiros a médio e longo prazo. 

Por isso, essas alternativas têm um nível de risco médio em suas variações. 

É fundamental deixar claro que esse perfil também tem o hábito de aplicar o seu capital em investimentos conservadores. 

Dessa forma, ele consegue garantir segura para um resgate mais ágil e possibilidade de diversificar os investimentos. 

Voltando na analogia das viagens, esse tipo de perfil é aquele que pode se adaptar a diversos tipos de caminhos e transportes. Para o conversador, ele está satisfeito não só com os caminhos mais longos, mas também com aqueles mais ágeis. 

Publicidade

Veja mais em: 

Arrojado

Publicidade

Vamos finalizar a nossa lista falando sobre o perfil arrojado. Ele se refere às pessoas que não tem medo de arriscar. 

Quem tem esse perfil está disposto a lidar com as mudanças em seus rendimento ou até as mudanças no capital que foi investido lá no início da estratégia. 

Calma! Elas não fazem isso de qualquer forma. Os arranjados entendem que os investimentos terão bons resultados a longo prazo. 

Se isso não ocorrer, os arrojados acreditam que podem equilibrar o investimento. É um risco que eles estão dispostos a enfrentar. 

Os arrojados são mais pacientes. Eles sabem o momento exato para resgatar o dinheiro aplicado, mesmo que o cenário apresente outros caminhos. 

Publicidade

Quem se enquadra nesse perfil também tem o costume de variar as suas aplicações tanto para os investimentos moderados ou conservadores.

Se você faz parte do perfil arrojado, recomendamos os seguintes investimentos: ações, fundos de ações, fundos multimercado, ETF e BDR. 

Uma das dúvidas mais frequentes entre as pessoas é como descobrir o meu perfil de investidor. 

A boa notícia é que a instituição financeira ou a corretora de sua preferência sempre fará uma análise do seu perfil. Assim, eles ajudam o cliente a entender quais são as opções mais adequadas para a sua realidade financeira. 

Após descobrir o seu perfil de investidor, siga-nos nas redes sociais e conheça outros detalhes importantes sobre a sua vida financeira.