Pequisa Superdigital sobre consumo

O consumo dos brasileiros aumentou 9% no quarto trimestre de 2020 em comparação com o trimestre anterior. É o que aponta a primeira edição da Pesquisa de Hábitos de Consumo das Classes C e D da Superdigital, fintech do Grupo Santander.
A pesquisa foi feita com os clientes da Superdigital. Atualmente, ela contém mais de um milhão e quinhentas mil de contas ativas em várias partes do Brasil. O estudo, baseado nas transações feitas pelos consumidores, será mensal a partir de março. A principal proposta é conhecer o perfil dos clientes que pertencem a estas classes sociais.
O estudo aponta dados interessantes sobre o comportamento do consumidor. Vale a pena acompanhar a leitura para descobrir como está o cenário econômico em nosso país.
Detalhes sobre a pesquisa
“Os dados apontam para uma recuperação no nível de consumo das famílias das classes C e D, ajudada pelo pagamento das últimas parcelas do auxílio emergencial e 13º salário”, afirma Luciana Godoy, CEO da Superdigital no Brasil.
Ao analisar os dados por setor, percebe-se uma variação maior entre o quarto trimestre de 2020 e o período anterior nas seguintes áreas: Transporte, que cresceu 19%. A lista continua com: Restaurante (13%), Lojas de roupas (11%), Supermercado (10%), Companhias aéreas (7%) e Combustível (6%).
Já o segmento de serviços recuou 17%. Ele incluiu: Correios, estacionamento, cartório, dentista, academia, óticas, entre outros, recuou 17%. Na rede online (aplicativos de delivery de comida e de streaming) também houve uma queda de 13%. O isolamento social causado pelo novo coronavírus prejudicou Hotéis e Motéis, que sofreram com um recuo de 11%.
Se for levar em consideração somente o quarto trimestre daquele ano, 31% do consumo foram em Supermercados, seguido por Restaurantes (12%), Lojas de Artigos Diversos (11%), Serviços (10%), Transporte (6%), entre outros.
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Rio de Janeiro
A pesquisa ainda destacou o comportamento dos consumidores no Rio de Janeiro. Segundo o estudo, o consumo das classes C e D aumentou em 22%. Os setores que se beneficiaram com esse cenário foram: Transporte (13%), Restaurantes (8%), Loja de artigos diversos (7%), Supermercados (6%) e Combustível (5%).
Por outro lado, alguns setores sofreram queda nos gastos. A lista contém: Companhias aéreas (-20%), Rede online (-20%), Serviços (-15%), Automóveis e Veículos (-14%) e Diversão e Entretenimento (-13%).
“É importante notar também que, com abertura gradual do comércio, houve um acréscimo nas compras físicas em detrimento do e-commerce, fato já esperado. Mas podemos notar que o recuo não foi tão grande, e parte substancial do consumo ainda permanece pelas vias online, o que mostra que a mudança de comportamento foi mesmo acelerada pela pandemia e as compras em e-commerce vieram para ficar”, explica a executiva.
Sobre a Superdigital
Ela é uma das fintechs do Banco Santander. Conhecida por sua atuação global, a Superdigital contém mais de um milhão e setecentos clientes. Outro dado interessante é que a empresa executa mais de 70 milhões de transações anualmente.
A principal missão do negócio é democratizar os serviços bancários. Com menos de cinco minutos, qualquer cliente pode abrir uma conta e administrar a sua rotina financeira sem complicações. Tudo isso por meio do celular. Basta ter um aparelho móvel com acesso à internet.
Nunca é demais lembrar que a Superdigital não faz consulta nem ao SP/SERASA e não exige comprovação de renda do cliente para abrir a conta. O aplicativo da empresa é um dos mais completos do país. Por meio dele, você pode pagar as suas contas, colocar crédito no celular e recarregar seu bilhete único (somente para a cidade de São Paulo). Os seus dados não são compartilhados com outras pessoas.
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