Pix fora do ar? Entenda os motivos e veja o que pode ser feito!

O Pix é uma plataforma desenvolvida pelo Banco Central que tem como finalidade facilitar a vida das pessoas no momento de fazer transferências. Contudo, muitas vezes ele pode ficar fora do ar, e é preciso entender os motivos.

Publicidade
Anúncios

Pix fora do ar

Pix fora do ar

Você já passou por alguma situação de tentar fazer um Pix e se deparar com a mensagem que ele estava fora do ar? Embora não seja algo que aconteça com frequência é bem possível você se deparar com esse tipo de erro.

Afinal, o Pix é um produto tecnológico, e como todo produto proveniente da tecnologia pode sofrer algumas interrupções momentâneas. Para saber se o Pix está fora do ar quando você se deparar com um erro é possível acessar o site Downdetector.

Ele é um site desenvolvido para monitorar a estabilidade de grandes sites espalhados pelo mundo, inclusive do Banco Central que é o responsável pela plataforma Pix. Quer saber mais sobre isso? Vem com a gente.

CARTÃO BANCO INTER
CARTÃO DE CRÉDITO

CARTÃO BANCO INTER

SEM ANUIDADE
 
RECOMPENSAS
Função débito e crédito sem taxas e crédito internacional
Você permanecerá no site atual

Como saber se o Pix está fora do ar só comigo ou de modo geral?

Conforme antecipamos, o site Downdetector pode mostrar para você se o Pix está realmente instável de modo geral ou se isso está acontecendo somente com você. Além disso, ele também oferece outras vantagens.

Anúncios
Publicidade

Uma delas é que ele mostra os comentários mais recentes das pessoas que visitam aquela página. Sendo assim, você pode acompanhar a quantidade de mensagens e reportar o erro do Pix fora do ar.

Além disso, dá para entender se a instabilidade está afetando outras pessoas ou se ela está acontecendo somente com você. Os comentários são feitos através do Facebook e isso permite identificar de qual região a pessoa está falando.

Publicidade

Ou seja, dá para saber se o problema com o Pix é algo regionalizado ou se está acontecendo em diversas partes do Brasil. Essa é, portanto, uma ferramenta muito interessante para quando você se deparar com problemas no Pix.


Leia também:


O problema do Pix é só com você, o que fazer?

Se você chegar à conclusão de que o problema do Pix está acontecendo somente com você, é preciso então fazer algumas validações para tentar resolver o problema, uma vez que os erros podem acontecer por vários motivos.

Um dos erros mais comuns pode ser relacionado com a conexão de internet ruim ou inexistente, afinal, o Pix funciona através de transmissão de dados via internet, e se você estiver com uma conexão ruim, o sistema não conseguirá executar a operação desejada.

Publicidade

Para tentar solucionar esse problema é preciso desligar o Wi-Fi do seu aparelho celular e ligar novamente. Tente também usar os seus dados móveis ou desligar o seu roteador e esperar 10 segundos para ligar novamente.

Um outro problema comum que pode acontecer é o App do banco estar desatualizado. Isso pode comprometer o bom funcionamento. Nesse caso é preciso entrar na loja de aplicativo e ver se há alguma atualização disponível.

Além disso, o próprio sistema do seu banco, ou do Banco Central pode estar com problemas. Por isso, se a instabilidade estiver no seu banco, uma forma de resolver é criar uma chave pix em outra instituição.

Publicidade

Já se o problema estiver no sistema do Banco Central, não tem o que fazer. Nesse caso é preciso aguardar o restabelecimento do sistema para poder voltar a usar o Pix normalmente. Afinal, o problema será generalizado.

O que fazer em caso de Pix com problema?

Se você notar que o Pix está fora do ar por conta de instabilidade no sistema do Banco Central, o melhor a se fazer é optar por outros tipos de transferências como TED e DOC. Ou até mesmo fazer pagamento via boleto ou cartão de crédito.

No entanto, é importante ficar atento, pois o Pix não cobra nenhuma taxa, já esses outros serviços podem ter encargos. Caso eles tenham, o melhor a se fazer é aguardar o restabelecimento do serviço.

Gostou deste artigo? Então não deixe de compartilhar com todos os seus amigos e parentes nas suas redes sociais e nos ajude a disseminar o conhecimento.