Por que não devo pedir empréstimo para amigos?

As contas apertaram, o dinheiro está curto, o que fazer? Listamos aqui os motivos para não solicitar um empréstimo com um amigo, e outras saídas melhores.

Publicidade
Anúncios

Não devo pedir empréstimo para amigos?

EMPRESTIMO BANCO AMIGO

Valéria, a nossa analista de redes sociais, contou que estava querendo montar um pequeno negócio e que não deu certo. O principal motivo: pediu um empréstimo para um amigo. “Foi bastante complicada a relação”, disse Valéria. 

Ela contou que precisava do dinheiro para aumentar o estoque, uma vez que precisava surpreender as clientes na venda de perfumes. No entanto, o amigo emprestou somente metade do valor que havia prometido. 

Valéria entrou em desespero. Como era um conhecido de longa data, a analista de redes sociais já tinha feito encomendas, o que gerou dívidas, estresses e até problemas no relacionamento. 

Antes de contar como essa história terminou, vamos listar os outros motivos pelos quais a Valéria não indica solicitar um empréstimo com um amigo. 

Anúncios
Publicidade

Falta de contrato 

Um dos principais motivos pelos quais a Valéria não recomenda solicitar empréstimo para amigos é a falta de um contrato. Ao contrário do que ocorre nas relações pessoais, o Banco desenvolve um documento com todas as informações. Assim, você não corre o risco de ser penalizado com ruídos na hora do acordo.

Quantia baixa

Outro ponto destacado pela nossa analista de redes sociais foi a dificuldade de conseguir um boa quantia em dinheiro com o amigo. Apesar de ter conseguido o empréstimo, ele não foi suficiente para suprir as despesas naquele momento. 

Publicidade

Insegurança 

A falta de resposta do amigo para dizer se emprestaria ou não o dinheiro causou insegurança e revolta em nossa analista. Ela nos contou que ficou várias noites sem dormir e pensou em desistir do sonho de ser empreendedora, mas sempre acreditava que a solução iria aparecer para o seu problema. 

Amigo não é a única alternativa 

No período que solicitou empréstimo para o amigo, Valéria estava com o nome negativado. Após acompanhar as notícias do Fire Cash, ela descobriu que existem empréstimos até para quem está com o nome sujo. 

Ela conheceu o Bom Pra Crédito, uma plataforma que mostra várias sugestões, de acordo com o seu perfil financeiro. 

Publicidade

No site, você informa o valor que precisa para o empréstimo. Em seguida, é importante selecionar o número de parcelas de pagamento. O valor pode ser de 9x, 12x, 18x, 24x, entre outros. 

Em seguida, o cliente recebe em seu e-mail uma lista com várias opções de empréstimo para negativados. Uma delas é a Creditas, que faz parte dos parceiros do Bom Pra Crédito. 

Amizade estremecida 

Valéria entendia que o amigo não tinha obrigação de fornecer um empréstimo. Nessa situação, o que ficou complicado foi a promessa por uma determinada quantia e, na prática, entregar outro valor. Em um primeiro momento, houve um afastamento. Hoje, os amigos fizeram as pazes e resolveram a situação. 

Publicidade

E como a Valéria solucionou a vida de empreendedora?

Primeiro, ela nos contou que, depois de muita luta, conseguiu cancelar a compra. Além disso, antes de fazer o seu negócio crescer, a empreendedora pagou todas as dívidas e optou por um empréstimo online em um novo momento. 

A analista de redes sociais revela que foi a melhor decisão que tomou. “Hoje, estou quase terminando o pagamento do empréstimo. Não tive complicações, pois os juros são baixos e eles mostraram valores que estavam relacionados ao meu comportamento financeiro”, explica.

Valéria ainda completa. “Escolhi um banco digital porque não foi necessário enfrentar filas, ir até um Banco ou ficar horas ao telefone com um atendente. O processo foi prático, rápido e seguro. E o melhor: consegui comparar com calma e sem sair de casa”, revela.


E você, gostou da história da Valéria? Então, siga as dicas da nossa analista e conheça um Banco Digital que pode facilitar ainda mais a sua vida. Além do Bom Pra Crédito, indicamos também o Paraná Banco. Acesse esse artigo e descubra mais informações sobre essa possibilidade.