Por que ocorre a Transação negada?

Quem nunca foi até uma loja para comprar um produto e ao passar o cartão no caixa se deparou com a mensagem: transação negada?
Essa situação pode deixar muitas pessoas constrangidas, ainda mais quando não sabemos o motivo do bloqueio.
Ao contrário do que muita gente pensa, essa situação não ocorre apenas por falta de limite.
Quer saber quais são os outros motivos?
Então, continue com a leitura desse artigo e tire todas as suas dúvidas.
Quais são os motivos da transação negada?
A partir de agora vamos listar quais são os principais motivos da transação negada.
Conheça abaixo os mais importantes.
Limite insuficiente
Vamos começar nossa lista falando sobre a falta de limite. É muito comum uma pessoa ter a transação negada quando o valor da compra ultrapassa o limite disponível do seu cartão.
Se a pessoa for comprar um produto de R$800 e o limite do seu cartão for apenas R$500, a transação será negada por limite insuficiente.
Nesse caso, você deve entrar em contato com o atendimento do cartão de crédito para negociar um crédito emergencial para fazer aquela compra. Vale lembrar que cada empresa usa critérios diferentes para liberar o valor extra.
Cartão bloqueado
Outro motivo que pode causar transação negada é quando o seu cartão está bloqueado. Muitas vezes a própria pessoa pode ter bloqueado o cartão e não se lembra.
A instituição emissora do cartão também pode fazer o bloqueio quando acontece algum comportamento estranho ou quando detectam tentativa de fraude.
O cliente deve entrar em contato com a instituição pedindo para reverter o bloqueio do seu cartão.
Informações erradas
Nas compras online, uma informação errada também pode resultar em transação negada. Portanto, verifique a data de vencimento, número do cartão, nome impresso ou código de segurança.
Quando você erra essas informações é gerado a inviabilização automática de sua compra, e caso você insista no erro, pode haver o bloqueio do seu cartão após a 3ª tentativa.
Veja mais em:
Atraso no pagamento
Se você tiver algum débito em atraso no seu cartão, a compra não será autorizada.
Portanto, para que isso não ocorra, fique atento as datas de vencimento de suas faturas e não atrase os pagamentos.
Sistema indisponível
Outro motivo recorrente é quando ocorre algum problema na conexão entre a loja que você está fazendo a sua compra e o adquirente.
Muitas vezes o sistema está em manutenção e você só terá sucesso com a compra quando tudo voltar ao normal.
Bloqueio por fraude
A administradora do cartão também pode negar a transação quando há suspeita de possível fraude.
Isso geralmente ocorre quando tentamos comprar algum produto com o valor muito alto pela internet como uma televisão, geladeira, aparelho móvel ou outro tipo de eletrodoméstico.
Se tiver esse problema, ligue para a administradora do cartão e comunique que é você que está tentando realizar a compra e peça para a transação ser liberada.
Compra fora do país
Sua compra também pode ser negada quando efetuar uma transação fora do país. Isso é muito comum porque o sistema entende que pode não ser você que está usando o cartão.
Dessa forma, lembre-se sempre de informar ao banco que está fazendo uma viagem internacional.
Após descobrir as principais informações sobre a transação negada, acesse esse artigo e conheça como funciona o limite do Nubank.