Poupança: nova regra altera a rentabilidade da caderneta. Entenda!

A caderneta de poupança passou a valer pela regra antiga após o Copom (Comitê de Políticas Monetárias) decidir na última reunião elevar mais uma vez a taxa Selic de 7,75% ao ano para 9,25%.

Publicidade
Anúncios

Poupança

mudança nos juros da poupança

O Copom (Comitê de Políticas Monetárias) do Banco Central, fez sua última reunião no começo de dezembro. Nela houve mais uma elevação no valor da taxa Selic que agora passou a ser de 9,25% ao ano.

Com o novo aumento da taxa Selic diversos investimentos em renda fixa passam a se tornar mais atrativos, menos a poupança que teve as suas regras alteradas. Afinal, quando a Selic é igual ou superior a 8,5% ao ano, as regras da poupança mudam.

Dessa forma, ela deixa de ter sua rentabilidade amparada na Selic e passa a render 0,5% ao mês e mais TR. Isso quer dizer que o investimento na poupança será ainda menos atrativo. Quer saber mais? Vem com a gente.

CARTÃO NEON
CARTÃO DE CRÉDITO

CARTÃO NEON

SEM ANUIDADE
 
FÁCIL ACEITAÇÃO
Cartão de crédito lindo, Visa, sem taxas e com conta grátis!
Você permanecerá no site atual

O que muda com as novas regras?

Conforme antecipamos, com o aumento na taxa Selic a poupança passa a ter sua rentabilidade amparada pela regra antiga. Agora ela deixa de render 70% da taxa Selic e passa a render 0,5% ao mês e mais TR.

Anúncios
Publicidade

Sendo assim, o investimento na poupança passa a render 6,17% ao ano, uma vez que a TR está zerada há algum tempo. Embora o aumento não se dê na mesma proporção que o CDB, ela será mais rentável.

Isso porque, até a reunião do Copom, a taxa Selic estava em 7,75% ao ano. E como a poupança rendia 70% da Selic, a sua rentabilidade era de 5,43% ao ano. Portanto, houve um leve aumento.

Publicidade

Contudo, se ela continuasse valendo por essa regra teria a sua rentabilidade aumentada para 6,48% ao ano, valor esse superior aos 6,17%. Portanto, esse é o momento de rever as suas estratégias de investimentos.


Leia também:


Como fica a rentabilidade do CDB?

O CDB (Certificado de Depósito Bancário) tem a sua rentabilidade amparada no CDI (Certificado de depósito Interbancário). Para quem não sabe, o CDI é a taxa que um banco cobra de outro por empréstimos de curtíssimo prazo.

Normalmente o CDI costuma ter a mesma rentabilidade da taxa Selic. Sendo assim, com o aumento da taxa Selic, também haverá um aumento no CDI e consequentemente uma maior rentabilidade do CDB.

Publicidade

Dessa forma, um CDB que tenha a rentabilidade de 100% do CDI, passa a render 9,25% ao ano, e mesmo considerando o desconto do imposto de renda sobre a rentabilidade, ainda assim ele se torna mais vantajoso que a poupança.

Alguns bancos costumam oferecer algumas opções de investimento em CDB com rentabilidade superior ao CDI. Por isso, esse é o momento de fazer uma boa comparação antes de começar a investir.

Tesouro Selic pode ser uma boa opção

Uma outra alternativa que também pode ser muito boa é o Tesouro Selic. Isso porque a sua rentabilidade é amparada na taxa Selic. Essa pode inclusive ser uma opção ainda melhor do que o próprio CDB.

Publicidade

Vale destacar que você pode adquirir um título do Tesouro Selic por meio de uma corretora de valores. Ele também possui uma boa liquidez, sendo que o título pode ser negociado a qualquer momento.

Portanto, se você está querendo rever os seus investimentos para 2022, essa pode ser uma boa hora. Ainda mais se você estiver construindo a sua reserva de emergência na poupança, que neste momento está com uma rentabilidade bem baixa.

E por falar em 2022, nós da Firecash gostaríamos de desejar um feliz ano novo para você, que o próximo ano possa ser de muita paz, esperança, harmonia e prosperidade na sua vida, e que todos os seus sonhos possam se realizar.

Gostou deste artigo? Então não deixe de compartilhar com todos os seus amigos e parentes nas suas redes sociais e nos ajude a disseminar o conhecimento.