Aumenta preço da gasolina: saiba como economizar

O Brasil sofre com alta dos preços de combustíveis. Aprenda a economizar neste momento delicado, com nossas dicas a seguir.

Publicidade
Publicidade

Aumento de combustível

Aumento de combustível
Aumenta preço da gasolina: saiba como economizar

A Petrobras anunciou um aumento de 8% no preço da gasolina que será vendida pelas refinarias para as distribuidoras. Dessa forma, na bomba, para o consumidor final, o litro do combustível pode chegar a R$ 5,24.

Sabemos que a situação não está fácil nos últimos meses e um novo aumento impacta diretamente no planejamento financeiro.

Pensando nisso, resolvemos listar diversas dicas para que você aprenda como economizar no combustível. 

Então, continue com a leitura e tire todas as suas dúvidas. 

Anúncios
Publicidade

Mantenha a manutenção do carro em dia 

Vamos iniciar a nossa lista de dicas falando sobre a importância de manter a manutenção do veículo em dia. Ao deixar tudo em ordem, o automóvel consome menos combustível. Além disso, você consegue aumentar a vida útil das peças. 

É fundamental verificar regularmente os filtros de ar, de óleo, de combustível e trocar as velas. 

Publicidade

Aqui, vale um alerta: a manutenção do seu carro não pode ser feita de qualquer forma. O mais indicado é procurar ajuda com empresas especializadas. 

Cuidado com o ar condicionado 

O uso do ar condicionado é um dos principais vilões do consumo de combustível, uma vez que o equipamento é operado pelo motor. Geralmente, veículos com menor cilindrada consomem mais com o ar ligado.

Para evitar gastos com combustíveis, recomendamos utilizá-los somente quando for necessário, ou seja, quando a temperatura estiver nas alturas. 

Evite levar muito peso no veículo 

Publicidade

Um dos maiores erros dos motoristas é levar muito peso no carro. Cargas acima de 10 quilos já impactam no consumo, pois o motor terá que fazer mais força para colocar o automóvel em movimento. 

Para economizar gasolina, leve somente o necessário. Evite guardar malas, colchões ou outros itens pesados no carro. Ao viajar, confira o peso antes de sair de casa.

Revise a qualidade dos pneus 

Andar com os pneus em bons estados é fundamental para evitar gastos desnecessários com o combustível.  

Publicidade

Muita gente não sabe, mas os pneus murchos impactam diretamente na performance do automóvel, pois geram mais atrito com a via. 

Execute o alinhamento e balanceamento 

O alinhamento e o balanceamento também são essenciais para os veículos. O primeiro é responsável por evitar menos desgastes do veículo. Já o segundo impede trepidações ao rodar. 

Saiba mais sobre em: 

Pratique a direção defensiva 

Um bom motorista é aquele que consegue observar o trânsito ao seu redor, praticando a diferença defensiva. Ao notar que o tráfego vai parar, pise no freio aos poucos antes de frear. Quando o veículo fica engrenado, mas sem acelerar, a injeção eletrônica encaminha menos combustível ao motor. 

Outra dica interessante é evitar a aceleração enquanto o veículo estiver parado no farol. Dessa forma, você impede que o tanque esvazie mais rápido. 

Troque as marchas com delicadeza 

O motorista que pratica a direção agressiva pode causar acidentes na pista e ainda aumentar o consumo de combustível. Para evitar o desgaste do motor, você deve trocar as marchas com delicadeza e pisar no acelerador de acordo com a velocidade indicada. 

Publicidade

Não deixe o carro em ponto morto 

Ao contrário do que muita gente imagina, a prática de deixar o carro no ponto morto em descidas pode ser bastante perigosa. Se o veículo estiver desengatado e sem o apoio do freio-motor, o sistema de freio será mais acionado e poderá falhar. A saída é deixar o veículo engatado na marcha mais alta, mesmo sem acelerar. 

Publicidade

Preste atenção nessas dicas. Simples atitudes podem fazer grandes diferenças em seu bolso.

Após descobrir como economizar na gasolina, aprenda como ganhar um tanque cheio com cashback