Quais as consequências de estourar o limite do cartão de crédito?

A maioria dos cartões de crédito está oferecendo limites baixos para seus clientes, e muitas vezes, aumentar esse limite não é uma coisa tão simples de se fazer. Saiba mais

Publicidade
Anúncios

Cartão de crédito

Como funciona o limite do Cartão de Crédito?

O limite do cartão de crédito é o montante que o cliente possui à sua disposição para efetuar compras. Ao atingir o limite, o usuário só poderá usar o cartão novamente após o pagamento da fatura.

O limite do cartão é estabelecido com base em alguns fatores, como perfil de cliente, análise de crédito, histórico financeiro e também o tipo de cartão. Existem alguns cartões que não possuem limite de crédito, e com eles, o cliente pode comprar qualquer coisa e em qualquer valor. Porém, geralmente, esses cartões são destinados para pessoas do mais alto poder aquisitivo.

Para que serve o limite de crédito?

O limite do cartão de crédito dá ao banco ou qualquer outra instituição financeira uma segurança maior, pois ele oferece um controle maior para o banco sobre seu cliente, evitando assim, a inadimplência.

Superdigital
CARTÃO DE CRÉDITO

Superdigital

NEGATIVADO
 
SEM ANUIDADE
O cartão ideal para quem é negativado e precisa organizar as finanças
Você permanecerá no site atual

Se os cartões de crédito não possuíssem limite, é bem possível que muitas pessoas gastariam mais do que recebem e isso poderia desencadear um verdadeiro caos financeiro no país.

Anúncios
Publicidade

Mas eu posso estourar o limite?

No geral, os bancos costumam permitir que o cliente exceda um pouco o seu limite. Na prática, quando quando o cliente tenta efetuar uma compra um pouco maior que o seu limite, o banco realiza uma outra análise de crédito e muitas vezes esse excedente é aprovado, porém, o banco cobra um pouco a mais por essa nova análise.

Portanto, apesar de ser possível, estourar o limite do cartão de crédito não é o mais recomendado, já que você pagará mais taxas e assim perderá mais dinheiro. Esse recurso deve ser usado apenas de forma emergencial, quando o cliente não tiver outra escolha.

Publicidade

Posso efetuar compras com meu cartão estourado?

Quando o cliente extrapola o limite oferecido pelo banco ou instituição financeira, o cartão automaticamente fica sem limite para novas compras, assim, não será possível efetuar novas compras utilizando esse mesmo cartão.

Com isso, para poder realizar compras novamente, o cliente deverá efetuar o pagamento de sua fatura e após a confirmação do pagamento, o banco irá restabelecer o limite para efetuar novas compras.

Veja também

O que fazer se meu cartão estourar o limite?

Como a prevenção é o melhor remédio, o ideal seria que o cliente não chegasse a essa situação. Porém, caso o cliente tenha que estourar o seu limite de crédito, ele terá de efetuar o pagamento da fatura para evitar possíveis taxas de atraso.

Publicidade

Também é muito importante que o cliente se atente em pagar o valor inteiro da fatura de uma vez. Ao pagar apenas o mínimo, o banco aplicará uma série de novas taxas para a próxima fatura e esse “um pouco” a mais de limite que o cliente usou pode sair ainda mais caro.

Como aumentar o meu limite de crédito?

Para se prevenir e não estourar o limite de crédito, a melhor opção é pedir o aumento de seu limite. Para esse aumento ser aprovado, podemos utilizar algumas estratégias: como manter os dados de comprovante de renda sempre atualizados no cadastro de seu banco ou instituição financeira, usar ao máximo seu cartão e não exceder o limite.

Além disso, é essencial evitar o atraso de pagamento de faturas, sempre que possível, pagar o valor total da fatura e não atrasar suas demais contas e parcelamentos. Dessa forma, o seu score no Serasa ficará alto e suas chances de aumento de limite, maiores.

Publicidade

Se você pretende fazer uma compra com seu cartão de crédito, mas para isso terá de ultrapassar o seu limite, saiba que essa não é a melhor opção.

Esperamos que esse conteúdo tenha te ajudado. Se sim, compartilhe-o com seus amigos e familiares!