Quando usar o cartão de crédito no lugar do cartão de débito?

Embora o cartão de crédito traga inúmeras vantagens para a nossa vida, é preciso ter cautela no seu uso no dia-a-dia, evitando assim que você entre no rotativo e acabe se atrapalhando com suas finanças.

Publicidade
Anúncios

Cartão de crédito

cartao credito

Que os cartões estão se tornando o principal meio de pagamento dos brasileiros, isso ninguém pode negar. No entanto, grande parte das pessoas não sabem quando usar o cartão de crédito e quando usar o cartão de débito.

Afinal, o cartão de crédito possui suas vantagens por dar mais prazo aos clientes para realizarem pagamentos e até mesmo parcelar as suas compras. Mas, por outro lado, é mais fácil perder o controle sobre os seus gastos.

Por isso, é preciso saber equilibrar os gastos entre o cartão de crédito e o cartão de débito. Mas quando usar o cartão de crédito e quando usar o cartão de débito nas suas compras? Quer saber? Continue com a gente só mais três minutinhos.

CARTÃO SANTANDER SX
CARTÃO DE CRÉDITO

CARTÃO SANTANDER SX

SEM ANUIDADE
 
RECOMPENSAS
Cartão de crédito com limite mínimo de R$ 250!
Você permanecerá no site atual

Como funciona o cartão de débito

O cartão de débito, para quem não sabe, permite ao cliente realizar compras e pagar a conta com o valor que ele realmente possui, ou seja, o valor é debitado automaticamente da sua conta. Essas são as chamadas compras à vista que permitem ao usuário ter mais controle sobre os seus gastos.

Anúncios
Publicidade

Afinal, com o cartão de débito você não consegue gastar mais do que tem. Além disso, diferente do cartão de crédito, esse é um tipo de cartão que não possui taxas de anuidade e nem outros tipos de cobrança para o cliente.

Isso sem contar que por ser uma forma de pagamento à vista, o cliente ainda pode pedir um desconto no estabelecimento vendedor e fazer economia. Por outro lado, fica mais difícil conseguir comprar bens de preço mais elevado, uma vez que você não tem crédito para fazer o parcelamento da compra.

Publicidade

Veja também:


E como funciona o cartão de crédito?

O cartão de crédito funciona de maneira diferente do cartão de débito. Pois, nesse caso, o banco ou emissor do cartão está dando uma espécie de empréstimo sem juros por um prazo determinado para você usar nas suas compras.

No entanto, ao final do prazo, se você não fizer o pagamento integral da fatura, aí terá que pagar juros sobre esse empréstimo chamado de rotativo do cartão. Alguns cartões de crédito também possuem taxa de anuidade, ao passo que outros não.

Uma das principais vantagens é que você ganha prazo para pagar as suas contas, e ainda pode fazer parcelamento delas. Isso permite a realização de compras de bens duráveis que à vista ficariam um pouco mais inviáveis.

Publicidade

O grande problema do cartão de crédito está na forma como você o administra. Pois, se você gastar mais do que pode e no dia do vencimento da fatura não tiver o valor para pagá-la, acabará pagando um dos maiores juros do mercado.

Quando usar o cartão de crédito no lugar do cartão de débito?

O cartão de crédito pode ser usado em diversas situações no lugar do cartão de débito. Mas, lembrando, que é preciso sempre controlar bem as suas compras tendo a certeza de que você conseguirá pagar o valor da fatura.

Dessa forma, você pode usar o cartão de crédito para realizar compras de valor mais elevado parceladamente. Essa é uma maneira de você conseguir ter um bem que deseja com parcelas que cabem mensalmente no seu bolso.

Publicidade

Além disso, se o seu cartão de crédito oferece cashback em todas as suas compras, você pode usá-lo em substituição ao cartão de crédito, pois acabará fazendo economia. Mas tome cuidado para não perder o controle dos seus gastos.

Uma outra possibilidade é usá-lo nas compras internacionais que muitas vezes não aceitam o cartão de débito. Isso sem contar que você pode também usá-lo para ganhar pontos, trocando-os por milhas ou produtos.

O ideal é que você sempre tenha o valor da sua próxima fatura depositado um mês antes na sua conta, isso ajuda você a não se atrapalhar com o cartão de crédito. Gostou? Então não deixe de compartilhar com seus amigos nas suas redes sociais.