Novas regras de idade mínima para aposentadoria em 2021

Aposentadoria no Brasil: trabalhadores de todo Brasil irão trabalhar por mais tempo antes de poderem se aposentar. Entenda a seguir.

Publicidade
Publicidade

Idade mínima para aposentadoria

regras de idade mínima para aposentadoria

As novas regras de idade mínima para aposentadoria começaram a valer a partir do dia 1 de janeiro deste ano.

De acordo com estimativas, a cada início de ano será acionado um novo gatilho para o cumprimento das novas regras.

Para 2021, conforme antecipado, as exigências determinam uma nova idade mínima para que os brasileiros se aposentem.

Isso quer dizer que a partir de agora, trabalhadores e trabalhadoras de todo Brasil irão trabalhar por mais tempo antes de poderem se aposentar.

Anúncios
Publicidade

Quer saber mais sobre as novas regras de idade mínima para aposentadoria? Então continue com a gente neste artigo.

Como ficam as novas regras de idade mínima para aposentar?

De acordo com a Reforma da Previdência sancionada em 13 de Outubro de 2019, agora é exigido uma nova idade mínima para se aposentar.

Publicidade

Sendo assim, as mulheres trabalhadoras precisam ter no mínimo 62 anos de idade e 15 anos de contribuição para o INSS. Para os homens a idade mínima é de 65 anos para se aposentar.

Entretanto, a alteração só vale para os trabalhadores que entraram no mercado de trabalho após a Reforma da Previdência.

Para quem já estava no mercado de trabalho antes, foram determinadas algumas regras de transição, que deverão ser seguidas.


Publicidade

Veja também:


O que diz essa regra de transição?

Segundo a regra de transição, a idade mínima para aposentadoria irá seguir um aumento progressivo nos próximos anos.

Em 2021, para as mulheres a idade mínima de aposentadoria é de 57 anos, enquanto que para os homens ela é de 62 anos.

Publicidade

Essa idade mínima vai aumentando em 6 meses a cada ano. Ou seja, em 2022 a idade mínima para as mulheres aposentarem é de 57,5 anos e para os homens, 62,5 anos.

Sendo assim, a idade mínima estabelecida de 62 anos para mulheres será válida para todos os trabalhadores a partir do ano 2031.

Já para os homens, a idade mínima estabelecida de 65 anos para aposentar será válida para todos os trabalhadores a partir de 2027.

Por que houve essa mudança na aposentadoria do brasileiro?

A Reforma da Previdência, era considerada uma das mais importantes para equilibrar as contas públicas pelos próximos 10 anos no Brasil.

Afinal, houve um aumento na expectativa de vida das pessoas, e por isso o custo com a previdência estava sendo maior a cada ano.

De acordo com Thomas Carlsen, co-fundador da mywork, startup especializada em controle de ponto online e gestão de Departamento Pessoal, “as regras criadas com a reforma da previdência trazem várias mudanças para o cenário trabalhista brasileiro”.

Publicidade

“É fundamental que trabalhadores e empregadores que terão que lidar com as questões referentes à aposentadoria neste e nos próximos anos tenham um entendimento claro sobre as regras de transição e as regras definitivas, para evitar problemas e garantir a obtenção de seus direitos”, avalia o executivo.

Publicidade

Também é preciso esclarecer que tanto para homens quanto para mulheres, é preciso comprovar o período mínimo de contribuição de 15 anos para se aposentar.

Opções para ampliar a aposentadoria

Com mais dificuldade em se aposentar pela previdência social, muita gente está buscando opções para ter mais segurança na aposentadoria.

Uma delas, são os planos de previdência privada que possuem uma rentabilidade maior do que a caderneta de poupança, e podem garantir mais tranquilidade no futuro.

Outra opção, é buscar investimentos em corretoras como a Órama Investimentos, por exemplo. Por meio desse investimento é possível criar uma solidez para o futuro, sem precisar depender tanto da aposentadoria pela previdência social.

Gostou deste artigo? Então compartilhe com seus amigos nas redes sociais.

Publicidade