Rescisão do trabalho: o que fazer com o dinheiro da demissão?

Foi demitido do trabalho? Confira nossas dicas para usar de forma inteligente o dinheiro recebido na rescisão do contrato, economizar e rever seus gastos mensais.



Anúncios



Anúncios

O que fazer com o dinheiro da demissão?

rescisão do trabalho

O momento da rescisão do trabalho não é uma tarefa fácil, especialmente para os profissionais que têm dívidas e precisam de uma recolocação no trabalho com urgência. 

A situação é ainda pior quando vivemos em mais um ano de pandemia. A volta ao mercado pode demorar mais do que imaginávamos. Segundo alguns especialistas, a expectativa é que uma pessoa demitida volte às suas atividades em, pelo menos, seis meses. O período pode ser maior dependendo da sua profissão. 

O primeiro passo a fazer após a demissão é manter a calma. Não adianta se desesperar. Caso contrário, terá mais dificuldades em pensar nos planos de ação. 

Depois, recomendamos analisar o extrato da conta bancária e a fatura do cartão de crédito do último mês. Neste momento, você deve escolher o que eliminar ou diminuir nos seus custos. 



Anúncios

O que cortar das finanças? 

A decisão depende da rotina financeira de cada pessoa. No entanto, alguns itens podem ajudá-lo na avaliação. 



Anúncios

– Canais do plano de TV a cabo;

– Serviços de streaming;

– Plano de aparelho móvel; 

– Substituir o financiamento do carro ou do apartamento por juros mais baixos; 

– Buscar aplicativos que dão descontos em compras do supermercado. 



Anúncios

Como conseguir renda extra? 

Após fazer uma análise das suas finanças, agora é o momento de colocar um plano de ação em prática. Deixe a tristeza de lado e pesquise algumas formas interessantes para aumentar a renda da sua família. 

Dentre as principais opções, encontram-se: monte uma loja virtual; crie um blog; venda doces e salgados; cuide de animais de estimação; trabalhe como freelancer; dê aulas particulares, entre outros. 

Você também pode utilizar a internet para aumentar o faturamento neste início do ano. Por meio das suas redes sociais, é possível, por exemplo, comercializar o Certificado Digital da Serasa Experian. 

Trata-se da identidade eletrônica de pessoas físicas e jurídicas. Ela funciona como uma carteira de identificação virtual. É uma opção mais segura, econômica e sustentável.

O empreendedorismo é uma meta distante da sua realidade? 



Anúncios

Se respondeu positivamente a essa pergunta, vale tomar decisões mais drásticas em relação às finanças, como a venda da moto ou do carro, além de trocar de casa para pagar um aluguel que vai ao encontro do seu orçamento. 

Quais são os cuidados em relação ao corte de dívidas? 

Ao contrário do que muita gente imagina, tirar o filho da escola não deve ser a primeira alternativa da sua lista. Esse tipo de comportamento pode trazer mais problemas para a criança, como falta de autoestima, estresse e infelicidade. 

Veja mais sobre em: 

É possível deixar as finanças em ordem? 

Sabemos que nem sempre é possível manter o planejamento em ordem. Porém, evite gastar o seu dinheiro. 

Um dos erros mais comuns entre as pessoas é quitar todas as dívidas para não pagar juros altos. Como você não tem previsão de conseguir um novo emprego, é importante ter fluxo de caixa para os próximos meses. 



Anúncios

A negociação também não pode ser ignorada. Busque descontos em crédito e procure lugares com preços mais econômicos. 

Dica bônus: quando for ao supermercado, anote todas as compras em um papel, calculadora do celular ou um aplicativo. Dessa forma, você não toma sustos ao pagar as compras. 

Após descobrir o que fazer com o dinheiro da rescisão do trabalho, siga-nos nas redes sociais e conheça outras dicas que impactam em suas finanças, como cartão de crédito, Pix, conta digital, organização financeira, investimentos, empréstimos e muito mais.