Saiba o que é pirâmide financeira e como ela pode prejudicar você e suas finanças

Com certeza você já recebeu uma proposta de investimento em que se oferecia ganhos rápidos e simplificados. Isso provavelmente se tratava de uma pirâmide financeira - mas você sabe como isso funciona e quais são os riscos?

Publicidade
Anúncios

Pirâmide financeira

O que é pirâmide financeira?

Pirâmide financeira é um modelo comercial em que os ganhos dependem profundamente de novas participações no negócio, ou seja, as pessoas que entram no negócio precisam convidar outras pessoas para terem ganhos, e assim, sucessivamente.

Esse modelo é legítimo?

No Brasil, esse tipo de abordagem comercial não é vista com bons olhos. Dentro da legislação brasileira, sua prática é considerada um crime contra a economia popular, podendo os responsáveis serem inclusive acusados de estelionato, dependendo da interpretação do processo.

Tem riscos?

Esse tipo de investimento é ainda muito perigoso pois acontece de forma muito rápida, atingindo muitas pessoas de forma progressiva: todas essas pessoas investem o seu dinheiro e a maioria delas não tem um retorno financeiro, gerando um enorme prejuízo para a maioria integrante da pirâmide.

Azul Itaú
CARTÃO DE CRÉDITO

Azul Itaú

FÁCIL ACEITAÇÃO
 
PONTOS
Ideal para quem ama viajar!
Você permanecerá no site atual

Como saber se entrar nessa?

Identificar esse modelo é bem simples: ele vem sempre com uma promessa de grandes ganhos de forma rápida, sempre acompanhada também de uma “premiação” financeira para recrutar novos membros, pois é dessa forma que a pirâmide cresce.

Anúncios
Publicidade

Como se precaver? 

Esteja sempre atento com promessas de ganhos financeiros muito altos sem a necessidade de entender do mercado financeiro e acima de tudo em pouco tempo, também sempre desconfiar de negócios cujo recrutamento é mais rentável do que a própria mercadoria.

São exemplos de pirâmides financeiras: Avestruz Master, TelexFree, UnickForex, BBOM, entre outras.

Publicidade

O que diferencia uma pirâmide financeira de um marketing multinível?

De forma mais simples, a pirâmide financeira não tem um produto, ou esse produto não é conhecido pelos clientes. Não há muita  informação sobre o produto que será vendido neste negócio.

Em um dos casos mais famosos, o da TelexFree, apurou-se, após a perícia, que 99% da renda da empresa era através do recrutamento e investimento de novos clientes, sendo que apenas 1% era proveniente da venda do produto.

Os Estados Unidos têm um modelo diferente para se precaver das pirâmides financeiras: pelo menos 70% da renda, obrigatoriamente, tem de ser proveniente da venda de produtos. Menos do que isso, estamos diante de uma pirâmide.

Publicidade

Já no marketing multinível, sua principal fonte de receita está na venda dos produtos. As pessoas que entram sabem qual é o produto que vão vender e ganham a maior parte do dinheiro através da venda desses produtos.

Por isso, é muito importante ficar atento a este tipo de abordagem, as pirâmides financeiras são ilegais e nesse modelo de negócio a maioria dos investidores arcam com muitos prejuízos.

Portanto, se você não conhecer o produto, se a promessa de ganhos for muito tentadora e se há um incentivo para convidar outras pessoas, fique atento, pois você pode estar entrando em uma pirâmide desse tipo.

Publicidade

Veja também

Na maioria das vezes, esse tipo de negócio começa sendo bem rentável conforme os clientes vão investindo e se multiplicando, o problema ocorre quando eles começam a sair do investimento, e o capital começa a reduzir, até que a administradora não consegue mais reembolsar o investimento para seus clientes e todos eles vão ter prejuízos.

Lembrando sempre que, ao se encontrar em uma situação como essa, você deve contatar a polícia civil ou o ministério público, pois trata-se de um crime que deve ser investigado e apurado, para punir os infratores responsáveis por esse delito.

Esse conteúdo te ajudou? Se sim, compartilhe-o com seus amigos e familiares!