Cadastro Positivo: seu score de crédito está diminuindo mesmo com as contas em dia?



Anúncios



Anúncios

Você está pagando suas contas em dia durante a pandemia de coronavírus mas ainda assim está vendo o seu score de crédito diminuir no Cadastro Positivo?

Saiba que isso está acontecendo com diversas pessoas, e apesar de não ter um motivo aparente para isso, é preciso ficar atento a algumas questões para evitar uma queda no seu score de crédito.

O Cadastro Positivo foi criado pelos birôs de crédito para que os credores consigam avaliar de uma maneira mais efetiva o comportamento dos consumidores e com isso oferecer créditos mais acessíveis e democrático.

Dependendo de como o consumidor se comporta com a administração das suas dívidas, e com o pagamento de suas contas, ele recebe uma determinada nota que varia de 0 à 1000.



Anúncios

Quanto mais próximo de 1000 for o score mais bem conceituado é o consumidor e quanto mais próximo de 0 for o score, menos conceituado será o consumidor.



Anúncios

Como é calculado o score de crédito no Cadastro Positivo?

De acordo com os birôs de crédito, o score é um cálculo matemático que visa mostrar o quanto uma pessoa pode ser boa pagadora ou não de suas obrigações.

Para se chegar no resultado são usadas informações cadastrais, comportamentais, positivas e de negativações que uma determinada pessoa possui.

Desse modo, podemos dizer que são avaliados todas as ações tomadas por um determinado consumidor. Portanto, o resultado do score não é estático e sim dinâmico, podendo variar constantemente.

Afinal, ele considera as informações disponíveis na base de dados do Serasa no momento da consulta. E é por isso que um score pode estar diminuindo sem que um determinado consumidor tenha acumulado dívidas.


Veja também:

Auxílio emergencial deverá ser prorrogado em um formato diferente

Saiba como funciona o banco digital BS2

Cartão de crédito com cashback: conheça as melhores opções


Então o score pode baixar mesmo com as contas em dia?

Pode. Isso acontece porque muitas vezes você está pagando todas as contas com dinheiro à vista, não está usando cartão de crédito, não possui nenhum empréstimo e portanto não há informações suficientes para consulta.

Dessa forma, a avaliação do score é dada através da sua credibilidade em pagar contas. No entanto, se você não possui nenhuma conta no nome, não tem empréstimos nem cartão, não há como saber os seus hábitos de pagamentos.

Sendo assim, para mudar isso e começar a ver o seu score de crédito crescer novamente é preciso tomar algumas decisões.

A primeira delas, é procurar manter as suas informações cadastrais sempre em dia no Cadastro Positivo. Isso vai ajudar bastante a melhorar o seu score de crédito, pois os birôs terão informações mais precisas sobre você.

Além disso, procure colocar as contas de consumo no seu nome e pagá-las em dia. Desse modo, o seu score também acabará melhorando bastante, pois haverá mais informações sobre você e os seus hábitos de pagamento.

Se você possui dívidas, mesmo que antigas no Serasa, se possível faça uma renegociação. Quando a dívida já caducou, é bem comum que você tenha um desconto bem atraente para fazer um acordo.

Além disso, evite usar todo o limite do seu cartão de crédito e não fique pedindo novos cartões constantemente. Quando seu nome é muito consultado, o seu score de crédito cairá também.

Entendendo a Lei do Cadastro Positivo

A Lei do Cadastro Positivo não é nova. No entanto, antigamente para participar dele era preciso fazer uma solicitação para tal.

Com a mudança na Lei no ano passado, todos os consumidores passaram a ser incluídos automaticamente no Cadastro. Quem não quiser fazer parte precisa, portanto, pedir a sua exclusão.

Desse modo, as empresas passaram a ter informações mais precisas sobre o comportamento de consumo de uma determinada pessoa. Portanto, para melhorar a sua pontuação basta seguir as dicas dessa matéria.

Gostou deste artigo? Deixe o seu comentário, sua sugestão e compartilhe esta notícia com seus amigos nas redes sociais.