Score ESG é chave na hora de aprovar (ou não) um crédito no Banco BV

Banco BV analisa critérios ESG antes de conceder crédito para empresas. Entenda quais são os critérios levados em consideração.

Publicidade
Anúncios

Banco BV

Os bancos possuem um papel fundamental para organizar recursos financeiros da sociedade e promover o financiamento de uma economia sustentável, com benefícios para a população.

Enquanto isso, o Banco Central vem correndo para definir novas regras em relação aos filtros ESG, especialmente relacionados ao clima do planeta. O banco BV, antigamente chamado Votorantim, criou um modelo mais recente para que esse direcionamento seja cada vez mais assertivo.

Desde o segundo semestre de 2021, o banco BV vem calibrando um rating ESG interno para que os R$ 25 bilhões de reais que estão correndo em operações de crédito sejam calibrados. Confira mais informações a seguir!

CARTÃO DE CRÉDITO BV
CARTÃO DE CRÉDITO

CARTÃO DE CRÉDITO BV

RECOMPENSAS
 
FÁCIL ACEITAÇÃO
Solicite seu cartão e aproveite os benefícios da conta digital
Você permanecerá no site atual

Filtros ESG e banco BV

De acordo com Marcelo Sarkis, atual superintendente de riscos do banco BV, “Procuramos fugir de avaliar o mínimo, como se a empresa tem licença ambiental e se tem desmatamento ilegal, e também fugir do clichê de olhar apenas questões setoriais, porque você pode ter empresas de setores que não são controversos, mas que não fazem um descarte adequado de resíduos ou não sabem nem o que é um inventário de emissões de carbono.”

Anúncios
Publicidade

Atualmente, há 50 indicadores que compõem os 3 pilares dos filtros ESG, sendo eles o social, de governança e ambiental. São esses indicadores que determinam se o banco deve emprestar ou não dinheiro para empresas.

De acordo com o novo score ESG, 15% do rating de crédito do cliente são suficientes para determinar se ele deve receber ou não a aprovação para um financiamento. Além disso, este rating também determina quanto de juros o cliente deve pagar, bem como o limite de crédito que pode receber, caso ele seja aprovado.

Publicidade

“Independentemente da avaliação de crédito, o rating ESG pode, sozinho, bloquear uma operação. Se dermos uma nota baixa em algum dos pilares, podemos vetar a operação. Se o rating estiver em faixa crítica, podemos mudar a alçada de aprovação de crédito, chegando, no limite, até o conselho de administração”, de acordo com Sarkis.

O que há dentro da nota?

De acordo com Sarkis, a ferramenta mais nova do banco BV vai além do mínimo. Com isso, ele se refere às experiências de mercado e ao modelo que foi utilizado no banco a partir de 2016 e que agora já é obsoleto.

Antes, no pilar social, o banco se baseava em questões relacionadas à lista pública de trabalho escravo, se havia processos judiciais ou até infrações no ambiente de trabalho. Hoje, por outro lado, o BV se interessa mais em saber se a empresa está promovendo ações em comunidades tradicionais e como ela se relaciona com as comunidades.

Publicidade

O banco também analisa situações de risco envolvendo incidência de acidentes no meio de trabalho, fatalidade e também programas que têm como intuito o combate ao assédio sexual e moral no ambiente de trabalho.

Já na esfera ambiental, o banco BV procura saber se as empresas estão descartando corretamente os resíduos, se estão produzindo muita poluição (podendo ela ser sonora, ambiental, da água, solo ou ar), e se existem programas nas empresas de logística reversa para embalagens. Além disso, para liberar crédito, o banco BV também analisa se a empresa está tomando medidas necessárias para reduzir o consumo de água e energia.

Empresas que optam pelo consumo de energia solar têm um diferencial a mais na hora de solicitar o crédito ao banco. De acordo com Sarkis, “Hoje existe muita confusão no mercado. A preocupação costuma ser se a empresa tem comitê de auditoria ou se existe um reporte de riscos ao conselho de administração. Mas esses fóruns avaliam questões ambientais e sociais? Se eles só avaliam balanço, a governança é apenas financeira e não de ESG”.

Publicidade

Gostou de saber sobre as novidades da agenda ESG que o banco BV está implementando? Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais e ajude-nos a compartilhar esse tipo de conteúdo!