Segunda fase do Open Banking entrou em vigor no Brasil. Confira!

Na última sexta-feira (13) entrou em vigor no Brasil a segunda fase do Open Banking, trazendo uma verdadeira quebra de paradigmas para o sistema financeiro nacional. Agora os consumidores se tornaram donos dos seus dados.

Publicidade
Anúncios

Open Banking

open banking

O Open Banking é um sistema de dados abertos do Banco Central que começou a ser implantado no Brasil em fevereiro deste ano. Ao todo serão 4 etapas de implantação, sendo que na última sexta-feira (13) foi implantada a segunda etapa.

Essa segunda fase é bastante importante pois representa um verdadeiro marco para o Sistema Financeiro Nacional. Afinal, agora qualquer pessoa pode compartilhar os seus dados bancários entre diferentes instituições financeiras.

Com isso, ficará mais fácil as pessoas terem acesso a produtos financeiros de outras instituições com condições melhores. Lembrando que os dados só podem passar de uma plataforma para outra com a permissão do consumidor.

CARTÃO BANCO INTER
CARTÃO DE CRÉDITO

CARTÃO BANCO INTER

SEM ANUIDADE
 
CASHBACK
Um cartão de crédito como nenhum outro!
Você permanecerá no site atual

Como será essa nova etapa do Open Banking?

Essa nova etapa segue o cronograma estabelecido pelo governo e dá início ao compartilhamento de dados de clientes e representantes. É a partir dela que se inicia uma interação mais direta com o cliente final.

Anúncios
Publicidade

Resumidamente, é uma quebra de paradigmas no país. Afinal, aqui os bancos trancavam os dados dos clientes a sete chaves, o que acabava dando uma vantagem competitiva para eles, e de certa forma, prendendo o cliente em uma única instituição.

Pois, para ter acesso a serviços financeiros de outros bancos era preciso recomeçar novamente um histórico com essa instituição. Agora isso não será mais preciso uma vez que o compartilhamento de dados vai permitir um maior conhecimento dos consumidores.

Publicidade

O compartilhamento vai permitir a partilha de informações de cadastro como nome, CPF, renda e movimentações financeiras. Entretanto, esses dados não serão encaminhados sem o conhecimento do usuário, muito menos sem autorização.


Veja também:


Febraban espera um aumento gradativo de troca de informações

A Febraban disse que espera um aumento gradativo de troca de informações para garantir que o processo seja feito da maneira mais segura e eficiente possível. De acordo com o cronograma, entre 13/08 a 12/09, as instituições poderão começar a troca de informações cadastrais dos clientes como endereço, renda e dados pessoais.

Já entre 13/09 e 26/09 começarão a troca de informações relacionadas a contas de movimentação. Entre 27/09 e 10/10 poderão ser trocadas informações sobre operações de crédito e cartão de crédito.

Publicidade

Por fim, a partir de 11 de outubro, todas as API´s estarão funcionando 24 horas por dia, durante 7 dias na semana. Com isso, o consumidor passará definitivamente a ser dono dos seus próprios dados.

Implementação do Open Banking deverá ser concluída em 2022

O Open Banking é um novo sistema que chegou ao Brasil com o objetivo de dar mais liberdade aos consumidores e facilitar o acesso aos serviços bancários como cartão de crédito, empréstimo, investimentos e por aí vai.

A regulamentação desse sistema foi anunciada em maio do ano passado, sendo que no início foi informado que a implementação ocorreria em 4 etapas. A primeira começou em fevereiro deste ano e previa a distribuição de informações sobre produtos e canais de atendimento.

Publicidade

A segunda etapa era para ser iniciada dia 15 de julho, mas foi adiada para o dia 13 de agosto e contempla a troca de informações com o consentimento do consumidor. Já a terceira etapa está prevista para o dia 30 de agosto e prevê o oferecimento de propostas de crédito e serviços de pagamento fora do ecossistema bancário tradicional.

Já a quarta e última fase está prevista para começar dia 15 de dezembro e é onde serão incluídos serviços como investimentos, operações de câmbio, previdência complementar aberta e seguros. A expectativa é que até 2022 a implementação esteja completa.

Gostou deste artigo? Então não deixe de compartilhar com todos os seus amigos e parentes nas suas redes sociais e nos ajude a disseminar o conhecimento.