Semana do Consumidor: Saiba como essa data pode aquecer o comércio!

Publicidade
Anúncios

Você já ouviu falar da semana do consumidor? É bom se atentar, pois diversas empresas estão preparando promoções incríveis para esses dias.

Tudo começou quando o então presidente dos Estados Unidos, John Kennedy, por meio de um discurso quis reforçar a importância dos direitos dos consumidores. Foi então que a data de 15 de março passou a ser conhecida como o dia do consumidor.

No entanto, com o tempo, o dia do consumidor passou a se estender por uma semana, e segundo dados da Ebit, o faturamento do comércio em geral no Brasil chega a movimentar cerca de R$ 1 bilhão durante toda semana.

É notório o crescimento da popularidade da data, visto que no ano de 2019 a procura por ofertas foi 20% superior ao ano de 2018.

Anúncios
Publicidade

Leia também:


A semana do Consumidor é marcada por diversas ofertas

Muitas são as promoções preparadas para essa data. Todavia, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Google, 53% dos consumidores esperam poder comprar e ganhar frete grátis neste dia.

Publicidade

Além disso, 15% das pessoas esperam por condições especiais de pagamento enquanto que outros 12% aguardam descontos nos programas de fidelidade. Já para 7% dos entrevistados a expectativa está em torno do cashback e outros 7% esperam as garantias estendidas.

Dentre os consumidores entrevistados, 35% se mostraram mais otimistas com a economia neste ano de 2020, sendo que somente 17% dizem estar mais pessimistas para este ano. Isso mostra que a semana do consumidor realmente será mais aquecida.

Quando questionados sobre a situação financeira atual, 34% disseram estar em uma situação financeira bem melhor que no ano passado e apenas 12% afirmaram estar em uma situação financeira muito pior.

Expectativa de consumo para 2020

Publicidade

Nessa semana do consumidor que promete chacoalhar o comércio 28% dos consumidores esperam por alguma promoção de smartphone para trocar o seu aparelho, na sequência está o setor de roupas e calçados com 27% das intenções de consumo.

Outros produtos eletrônicos como notebook por exemplo são foco de consumo de 26% das pessoas entrevistadas e 21% espera poder encontrar alguma promoção de móvel para renovar o ambiente doméstico.

Os alimentos e bebidas não deverão ter tanta alta nesta semana visto que apenas 19% dos consumidores pretendem consumir esses itens. O mesmo vale para eletrodomésticos e eletroportáteis que também correspondem a 19% das intenções de consumo.

Publicidade

Para quem, portanto, deseja ou precisa de algum item nesses dias, é bom aproveitar a semana do consumidor para gastar. E você está ansioso para essa data? Deixe o seu comentário e compartilhe esse artigo com seus amigos nas redes sociais.