Seu cartão Credicard e outros podem ser cancelado. Saiba o motivo!

Instituições têm política de cancelamento automático do cartão. Entenda o motivo pelo qual isso pode acontecer.

Publicidade
Anúncios

Credicard

Seus cartões de crédito do Nubank, Inter, Credicard e C6 podem ser cancelados. Você sabia que existem políticas internas de cancelamento automático dos cartões? Mas não se preocupe, porque isso só ocorre devido a certos comportamentos dos clientes.

Muitos usuários não sabem dessa informação antes de terem os cartões bloqueados. Por isso, é importante que você entenda o que pode levar ao cancelamento e como evitar que esse tipo de problema aconteça com você.

Esse tipo de ação está prevista nas políticas internas dos bancos, e a maioria dos usuários não confere aquelas pequenas letras miúdas na hora de assinar um contrato. Confira a seguir o que pode levar ao bloqueio.

CARTÃO DE CRÉDITO CREDICARD
CARTÃO DE CRÉDITO

CARTÃO DE CRÉDITO CREDICARD

RECOMPENSAS
 
FÁCIL ACEITAÇÃO
Ganhe benefícios exclusivos com o seu cartão
Você permanecerá no site atual

Por que os cartões podem ser cancelados?

O principal motivo que pode levar ao bloqueio de um cartão é a inatividade em uma conta. Se ela ficar inativa, sem movimentações, pelo período de 12 meses, os cartões de crédito podem ser cancelados.

Anúncios
Publicidade

Ou seja, se em um período de um ano o cliente não realizou nenhum saque, transferência, depósito, pagamento, ou não fez nenhum tipo de investimento, é bem provável que o cartão de crédito seja cancelado sem aviso prévio.

Outro motivo pelo qual o cartão pode ser cancelado é no caso de o CPF estar negativado, caso os dados do usuário não estejam atualizados e, claro, por suspeita de fraude. Confira algumas ações que podem levar ao cancelamento do cartão de crédito:

Publicidade
  • Falta de uso por 12 meses;
  • Nome negativado junto aos órgãos de proteção ao crédito, como Serasa e SPC;
  • Erros em dados cadastrais;
  • Descumprimento de alguns termos do uso;
  • Suspeita de fraude.

O cartão é cancelado automaticamente?

Em alguns casos, os bancos podem cancelar o cartão de crédito sem aviso prévio. No entanto, a maioria das instituições envia uma mensagem para o usuário para informar sobre o problema e a possibilidade de cancelamento, e buscar alguns esclarecimentos sobre o motivo de determinado problema ocorrer.

Para evitar o cancelamento do cartão, recomendamos que você faça movimentações na sua conta com alguma frequência e leia sempre atentamente ao regulamento do cartão de crédito. Além disso, evite fazer transações que possam ser suspeitas, como comprar em lojas desconhecidas. Caso você suspeite de fraude, avise imediatamente o seu banco, especialmente se não reconhecer alguma compra.

Caso você esteja com o nome negativado, confira algumas dicas para reverter o cenário e evitar que o seu cartão seja bloqueado:

  • Pague suas contas sempre em dia. Quando você atrasa uma conta, além de pagar juros, o score de crédito pode cair, o que dificulta a aprovação de novos cartões e pode levar ao cancelamento do cartão vigente;
  • Nunca atrase o cartão de crédito. Se você acha que não vai conseguir pagar a fatura, é preferível parcelar do que pagar o mínimo do cartão. De todo modo, nenhuma das duas opções é boa, porque além de pagar juros altos do rotativo, o score cairá muito;
  • Só peça um empréstimo em caso de real necessidade. Muita gente não sabe, mas quando o pedido é negado, o score de crédito também cai, o que dificulta ainda mais para conseguir outros empréstimos. Isso pode levar a uma bola de neve enorme!
  • Não use vários cartões de crédito se você não tem condições de pagar todas as faturas e a anuidades dentro do prazo. O cartão de crédito pode ser um ótimo aliado das finanças, mas quando mal usado, pode ser o vilão. Use sempre com parcimônia e sabedoria.

E então, entendeu porque os cartões podem ser cancelados? Aproveite para compartilhar esse conteúdo em suas redes sociais. Esse tipo de informação pode ajudar outras pessoas a não terem os cartões cancelados!