Você sabe qual é o seu perfil de investidor?

Você sabe qual é o seu perfil de investidor? É importante conhecê-lo para que você invista melhor o seu dinheiro e consiga alcançar as suas metas.



Anúncios



Anúncios

Investindo melhor o seu dinheiro

Você sabe qual é o seu perfil de investidor? Apesar de ser um assunto bem comum nas redes sociais e na internet, muitas pessoas ainda não sabem como e por onde começar a investir o seu dinheiro.

Mas por que é importante investir? Para que o seu dinheiro renda mais e você consiga alcançar os seus objetivos a curto, médio e longo prazo. É muito fácil encontrar informações na internet sobre investimentos e educação financeira, e por isso todas elas devem ser colocadas em prática no dia a dia.

Neste artigo você vai entender quais são os perfis de investidor, por onde começar a investir o seu dinheiro e alcançar os seus objetivos!


Leia também:


O que é um perfil de investidor?

O perfil de investidor representa a forma como uma pessoa administra e aplica o seu dinheiro, representado por três diferentes tipos de investidores: conservador, moderado e arrojado. Cada um deles é baseado em três pilares:



Anúncios

  • Segurança
  • Rentabilidade
  • Liquidez

O pilar da segurança por exemplo, diz respeito ao baixo risco que aquele investimento traz, minimizando-o ao máximo. A rentabilidade indica o quanto um produto financeiro rendeu em um determinado espaço de tempo. Já a liquidez tem a ver com a possibilidade de sacar o investimento a qualquer momento.



Anúncios

Entenda quais são os perfis de investidores

Quando se vai começar a investir o dinheiro em uma corretora, banco ou na Bolsa de Valores, o perfil de investidor é levado em conta (chamado também de suitability). Uma pessoa que nunca investiu o seu dinheiro antes, irá prezar pela segurança e liquidez dos investimentos, evitando correr riscos financeiros nesse momento.

Conservador

Como mencionado anteriormente, o perfil conservador é aquele que ainda não investiu nada ou já tem um pequeno patrimônio aplicado. Prezando pela segurança e liquidez, o conservador prefere se arriscar menos e ter uma rentabilidade menor, do que sofrer com perdas financeiras.

Os produtos financeiros indicados para esse perfil geralmente são os de renda fixa, como o Tesouro Direto e CDBs (Certificado de Depósito Bancário), por exemplo. No primeiro, os cidadãos podem investir em títulos do Governo, onde o dinheiro é usado em obras de infraestrutura em todo o país. Os investidores são pagos com juros.

Moderado

O investidor moderado é aquele que geralmente já possui um patrimônio investido, mas agora está disposto a correr um pouco mais de risco para obter um lucro maior. Os títulos do Tesouro Direto e de renda fixa ainda são uma prioridade para eles, mas podem se interessar por outros produtos de renda variável, como os Fundos Imobiliários.

Arrojado

Esse perfil é o mais tolerante a riscos. Com um patrimônio investido e um entendimento maior do mercado financeiro, o arrojado está disposto a perder um pouco de dinheiro se isso representar ganhar mais lá na frente.



Anúncios

Além de ter uma parte do patrimônio investido em renda fixa, grande parte dos seus recursos estão aplicados em renda variável (Bolsa de Valores, ações e etc).

Saber qual é o seu perfil de investidor está diretamente relacionado com suas metas de curto, médio e longo prazo, já que é para isso que os investimentos existem. É importante observar a liquidez de cada um deles, para que você consiga resgatá-los dentro do prazo desejado.

Alguém que deseja comprar um celular novo daqui a dois meses por exemplo, precisa investir em títulos que possam ser resgatados em até três dias úteis, e não apenas no final da aplicação.

Agora que você conhece os perfis de investidores, que tal abrir a sua conta em um banco digital sem tarifas como o Neon, e começar a investir melhor o seu dinheiro nas aplicações? Clique no botão abaixo!



Anúncios