Mercado de trabalho: tendências aceleradas pelo Covid-19

Devido a pandemia, a tendência do home office se intensificou. E no Brasil já são milhares de empresas que adotaram a nova rotina. Confira.

Publicidade
Anúncios

Mercado de trabalho

Mercado de trabalho

Junto com a pandemia do novo coronavírus vieram novas tendências para o mercado de trabalho. Afinal, mesmo quando tudo passar, nada mais será como antes.

Algumas tendências já vinham sendo gradualmente implantadas, como o trabalho home office, e o processo seletivo feito de forma digital.

Outras passaram a se intensificar, como as reuniões online que evitam a perda de tempo no trânsito ou até mesmo em aeroportos.

Portanto, mudanças nas relações de trabalho, configurações dentro das empresas priorizando a saúde dos funcionários e foco na produtividade, deverão ser tendências mesmo quando a pandemia chegar ao seu final.

Anúncios
Publicidade

Home Office – Uma tendência no mercado de trabalho

Uma das principais mudanças que já vinha acontecendo e que foi acelerada pela pandemia é o trabalho home office adotado pelas empresas.

Se agora essa modalidade está sendo forçada por conta do isolamento social, é bem possível que ela irá se manter mesmo quando a pandemia chegar ao seu final.

Publicidade

Essa prática já vinha sendo implementada de forma gradual por algumas empresas, principalmente as que atuam no ramo de tecnologia.

O Twitter, por exemplo, chegou a informar no mês de maio que os funcionários da empresa deverão continuar o trabalho no regime Home Office mesmo após a pandemia, caso queiram.

A única exceção se daria para a equipe de manutenção nos servidores que precisam estar presentes fisicamente para desempenhar o seu papel.

Publicidade

Esse novo formato muda um pouco a maneira como as empresas encaram o trabalho. Se até então, o foco era a realização e supervisão das atividades diárias, agora ele recai totalmente sobre o resultado.

Além disso, esse formato de trabalho também proporciona uma maior redução de custos para a empresa como depreciação de equipamentos, energia elétrica, conta de água, deslocamento, dentre outros.

Maior engajamento virtual

Uma outra tendência para o mercado está no maior engajamento por meio dos canais digitais. Ou seja, reuniões, processos seletivos, sessões de feedback, serão praticamente todos realizados online.

Publicidade

Até mesmo eventos presenciais tenderão a ser substituídos por lives. Essa tendência não só economiza o custo da empresa como também colabora para um planeta muito mais limpo e sustentável.

É só pensar em quanto isso economiza com deslocamento. Quantos carros deixariam de ir para as ruas para participar de um evento ou até mesmo para ir até uma reunião. 

Pense em um processo seletivo que vai entrevistar aproximadamente 50 candidatos. Quanto isso não impacta em custo e também em combustível fóssil que é queimado pelos veículos.

Portanto, o engajamento virtual que vinha timidamente apontando como uma tendência, ganhou mais força após a pandemia.


Veja também:


Contratação por produtividade – uma outra tendência no mercado de trabalho

Por fim, uma mudança que pode acontecer está no formato como os funcionários serão contratados. É bem possível que os contratos por produtividade ganhem cada vez mais espaço.

Publicidade

Dessa forma, os funcionários em regime home office não precisarão cumprir uma carga horária para a empresa, mas sim entregar o resultado final, como um relatório, uma planilha, um artigo.

Publicidade

Essa é uma tendência boa para os dois lados, afinal, o colaborador passa a ter mais liberdade enquanto a empresa passa a ter melhores resultados.

Isso irá colaborar inclusive para uma melhoria efetiva na gestão do tempo. Ou seja, as pessoas irão aprender a administrar melhor o seu tempo, buscando trabalhar nos horários de melhor produtividade.

Esse é o futuro se descortinando em nosso presente. E se antes, essas tendências pareciam algo distante, agora elas surgem para realmente mudar as nossas vidas mais rápido do que podemos imaginar.

Gostou deste artigo? Deixe o seu comentário, sua sugestão e compartilhe esta notícia com seus amigos nas redes sociais.