Tik Tok poderá ser banido dos EUA?

Quem é que hoje não conhece o Tik Tok? Um aplicativo de vídeos curtos que viralizou entre adolescentes do mundo todo, e que pode ser banido dos Estados Unidos.
O secretário de Estado Mike Pompeo, disse em uma entrevista no mês passado à rede de televisão Fox News que há uma grande possibilidade do governo norte americano proibir os aplicativos chineses no país.
No dia 31 de julho o presidente Donald Trump levantou, portanto, mais uma vez a questão, dizendo que possui autoridade para banir o Tik Tok do país.
No mês de junho, a Índia baniu aproximadamente 60 aplicativos chineses do país, entre eles o Tik Tok, alegando que os chineses estariam roubando e transmitindo dados de usuários de forma clandestina e não autorizada.
As polêmicas que envolvem o Tik Tok no que diz respeito a política de privacidade e segurança de usuários não é de hoje. O aplicativo já chegou a responder na justiça por uma suposta violação de privacidade de uma estudante universitária.
Entendendo o conflito entre Tik Tok e Estados Unidos
Se a Índia deu o pontapé inicial no banimento do Tik Tok no país, os Estados Unidos estão a um passo de fazer o mesmo.
As tensões que envolvem o governo americano e o aplicativo chinês não vêm de hoje. No ano passado o congresso do país já havia apontado que o Tik Tok estaria ameaçando a segurança nacional dos EUA.
Uma das maiores preocupações dos norte americanos é sobre a forma como o Tik Tok trata os dados de usuários. Especula-se que o aplicativo envia informações de usuários norte-americanos para a China.
Para se ter uma ideia, o uso do aplicativo foi proibido por agências militares nos EUA, que inclusive incentivaram os funcionários a desinstalar o TikTok dos seus telefones pessoais.
Veja também:
O aplicativo foi banido da Índia
A Índia, como já dissemos, baniu o TikTok do país. De acordo com uma reportagem do The New York Times, isso aconteceu por conta de conflitos políticos entre os dois países.
O banimento foi uma retaliação do país à China, alegando que eles colidem com soberania e integridade daquele país.
Além disso, a Índia ainda acusa a China de estar roubando e transmitindo os dados dos usuários de forma clandestina e não autorizada para servidores fora do país.
Nos Estados Unidos houve inclusive uma ação coletiva movida contra o TikTok na Califórnia.
Tudo começou quando a universitária Misty Hong revelou que o aplicativo criou uma conta de usuário para ela na rede social sem consentimento e ainda salvou informações biométricas e de digitalização do seu rosto.
Na ação ainda foi alegado que o aplicativo estaria coletando dados de usuários e enviando-os para servidores na China sem que eles tivessem esse conhecimento.
Possibilidade do Tik Tok ser banido dos EUA
O banimento do TikTok nos Estados Unidos ganhou força no último mês de julho. Um assessor do presidente Donald Trump chegou a dizer em entrevista que espera uma ação forte do presidente contra o aplicativo chinês.
Trump já havia mostrado interesse no banimento, conforme revela conversa com jornalistas norte americanos.
Os conflitos, no entanto, não param por aí. Recentemente, após a China anunciar uma nova lei de segurança nacional em Hong Kong, o TikTok confirmou a sua retirada daquele país.
No entanto, o aplicativo informou que não fornece dados de usuários ao governo chinês e que não faria isso mesmo que fosse solicitado.
Além disso, o app também afirmou que o armazenamento de dados de usuários dos EUA é feito no próprio país com backups em Cingapura, ou seja, fora da China.
E você o que acha dessa polêmica? Deixe o seu comentário, sua sugestão e compartilhe esta notícia com seus amigos nas redes sociais.